Jornal de Campinas

Alunos do Cotuca participam de feira tecnológica que reúne jovens cientistas de 22 países 

    Alunos do Colégio Técnico de Campinas – Cotuca – representam São Paulo, juntamente com mais 12 escolas do estado, na 33ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas do ensino fundamental, médio e técnico.

O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 22 países e de todos os estados brasileiros e ocorre em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 23 a 25 de outubro de 2018, das 13h30 às 21h, com entrada franca. 

   Os alunos Guilherme Guidotti Brandt e Júlia Alves de Arruda propõem uma pesquisa que tem o objetivo de testar a possibilidade de aplicar o uso de tecnologias recentes na ciência da computação para amparar pacientes portadores da doença de Alzheimer que sofrem de aguda perda de memória. Utilizando ferramentas como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial, os alunos/pesquisadores pensam no desenvolvimento de um protótipo instalado na casa do paciente que seja capaz de responder suas perguntas através do uso de linguagem natural, além de ter funcionalidades de agenda inteligente e alertar os cuidadores sobre eventuais acidentes. Também com a proposta de diminuir a intensa carga física e emocional dos cuidadores, o projeto prevê a criação de uma interface socialmente consciente do contexto do paciente, baseando-se em tecnologias de reconhecimento de fala, face e intenção, visão computacional e síntese de voz. O desenvolvimento do protótipo contará com levantamento de dados relativos ao design, para no futuro servir de base ao desenvolvimento de outros sistemas relacionados a este tema.

Mostratec 2017_ Divulgação

Sobre a feira de tecnologia

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 263 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas. Além do Brasil, participam estudantes de 21 países: África do Sul, Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turquia e Uruguai. Paralelamente, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale– Sesc e o Festival Maker Mostratec de Robótica.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 33 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Site do evento: www.mostratec.com.br .

Read Previous

D. Pedro I é eleita a segunda melhor rodovia do País

Read Next

Rodovia dos Bandeirantes é a melhor do país pelo sétimo ano consecutivo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *