Jornal de Campinas

Artista Gravem Borges comemora 70 anos com exposição na Casa de Vidro

 
 
O artista plástico Mário Gravem Borges resolveu comemorar seus 70 anos de maneira especial: envolvido em cores, formas e pinceis, e rodeado por um bocado de amigos artistas inquietos. O que seria uma individual, se tornou a coletiva “Cara Casa Árvore Rua Estrada Tinta Cavalete nº 2”, que fica em cartaz na Casa de Vidro, de 5 de outubro a 5 de novembro. O vernissage acontece na próxima quinta, 4, às 19h30, com a participação do Coral do Círculo Militar de Campinas.
 
A coletiva pilotada por Gravem Borges reúne os artistas Acácio Pereira, Cristina Roese, Daniel Steck, Gabriela Pendezza, Matheus Junco, Rael Mendonça, Tiago Rego e Jeison Redentor com seu traço peculiar e criatividade.
 
Das quase 30 obras da mostra, 12 são de Borges, produzidas desde a década de 1980 até agora. “São imagens com forte caráter onírico em técnica mista permanente que inclui pintura em acrílico direto sobre tela, pintura com colagens simples, e colagens feitas com auxílio do computador”, detalha.
 
O artista
Natural de Campinas, e “altamente estimulado por pais extraordinários, vivos até hoje”, conforme destaca, Mário Gravem Borges foi aluno de um time expressivo de mestres das artes, como Helio Oiticica, Alexandre Wollner, Aloisio Magalhães, Renina Katz, Décio Pignatari, entre outros. Estudou no Museu de Arte Moderno, no Rio, com Ivan Serpa e na legendária Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) e onde, com outros alunos, trabalhou na confecção de uma instalação para a  primeira Bienal Internacional de Desenho Industrial, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1968.
 
Em 1981, foi um dos primeiros estrangeiros a expor no Institute of Contemporary Art, em Londres. 
 
Em Campinas participou de vários conselhos e na elaboração dos primeiros prêmios-estímulo. É um dos poucos brasileiros a ter obra leiloada na Christie’s International Auctioneers e Bonham’s, no Reino Unido. Sua obra, hoje parte de coleção pública no Reino Unido, tem Campinas como tema.  
 
Expôs em galerias de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Participou de feiras internacionais de arte como a Barbican Art Fair, em Londres; tem obras em coleções particulares, de acesso público, como Terrace Gallery/ Harewood House, dos Condes de Harewood, e em museus e universidades como a London School of Economics, na Inglaterra; no Museu de Arte Contemporânea de Campinas, entre outros.
Figura em artigo de John Russel Taylor (ref: The London Gentleman Magazine) como um dos 40 melhores artistas na Grã Bretanha. Foi júri do Premio Cultural do Estadão Cultura e júri em Campinas do Mapa Cultural.
 
Serviço
Exposição “Cara Casa Árvore Rua Estrada Tinta Cavalete nº 2”, de Mário Gravem Borges.
Vernissage: 4 de outubro, às 19h30.
Quando: 5 de outubro a 5 de novembro: terça a sexta, das 10h às 17h; sábados, das 10h às 13h.
Onde: Casa de Vidro (Av. Heitor Penteado, 2.145. Em frente ao portão 1 da Lagoa do Taquaral. Lago do Café).
Entrada gratuita.

Read Previous

Afinal, castração animal é mutilação?

Read Next

Symetria está de casa nova

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *