Jornal de Campinas

Biblioteca do Bonfim rinicia projeto Fios Solidários e recebe voluntários

Iniciativa confecciona gorros e perucas de lã para crianças que fazem quimioterapia

A Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, em parceria com o projeto “Fios Solidários”, inicia a partir desta quinta-feira, dia 22 de novembro, uma série de encontros para confecção de gorros e perucas de lã para crianças que estão em tratamento de quimioterapia. A partir deste primeiro encontro, toda quarta feira, das 14 às 16h30, um grupo de voluntárias se reunirá na Biblioteca “Joaquim de Castro Tibiriçá”, no bairro Bonfim, em Campinas. O objetivo é incentivar pessoas a participarem como voluntárias na confecção de gorros de tricô ou crochê que serão doados aos hospitais e clínicas pediátricas.

O “Fios Solidários” é uma ação social sem fins lucrativos que começou por iniciativa de Márcia Padovani, moradora do Jardim Chapadão. Ela conta que conheceu o projeto em Ourinhos, SP, e há três meses, com a ajuda de sua mãe de 80 anos, não parou mais de produzir os gorros.  Para a chefe da Biblioteca do Bonfim, Mônica Martins, essa aproximação é muito importante para a recuperação. “Esse projeto é específico para um nicho de pessoas, que nessa fase costumam estar mais debilitadas. E poder ajudar se tornou uma base de orgulho e alegria para todos da biblioteca.”

Mesmo quem não sabe fazer crochê ou tricô pode participar do trabalho voluntário. Instrutores do projeto ensinarão como dar forma às doações. A participação é aberta a todos, inclusive crianças.

Durante a confecção dos gorros e perucas de lã há contação de histórias, como forma de estimular a interação também com a leitura. A primeira etapa do projeto aconteceu em 22 de novembro,  quinta-feira. Mas, depois, os encontros acontecerão sempre às quartas-feiras, no período da tarde, das 14h às 16h30.

Para participar não é necessária inscrição, basta comparecer na biblioteca. Como o projeto visa atender pacientes de todas as classes sociais, a demanda é grande é precisa de voluntárias. Também quem quiser contribuir com a doação de lãs para os trabalhos, poderá deixá-las no local durante o horário de funcionamento.

Serviço

Projeto “Fios Solidários”

Data: começa dia 22 de novembro, a quinta-feira. Depois, os encontros serão sempre às quartas-feiras

Horário: das 14h às 16h30

Local: Biblioteca “Joaquim de Castro Tibiriçá”, rua Quintino Bocaiuva, s/n, Praça da Ópera Salvador Rosa, Bonfim, em Campinas-SP

Telefone: (19) 3242-9211

Read Previous

Black Friday no Iguatemi Campinas e Galleria Shopping tem descontos on e off

Read Next

Novo Design do Outback Dom Pedro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *