Jornal de Campinas

Campinas Decor 2019 será no prédio do antigo Colégio Ateneu

Organização do evento apresenta o casarão na Rua Barreto Leme, ao lado do Palácio dos Jequitibás, no Cambuí

A organização da Campinas Decor apresentou oficialmente o prédio onde será realizada a edição 2019 da mostra de arquitetura, decoração, paisagismo e jardinagem. O casarão histórico da Rua Barreto Leme, 1515, no Cambuí. Neste imóvel, por muitos anos, funcionou o Colégio Ateneu, do professor Paulino Eduardo, que faleceu nesta quarta-feira, 24 de outubro.

O prédio, que em 2013 foi adquirido pela Prefeitura de Campinas, junto ao CREA,  a partir de um processo de desapropriação amigável, é tombado pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas). Após a recuperação, que será feita pela Campinas Decor, vai abrigar a Secretaria Municipal da Educação, que hoje ocupa o 9º andar do Palácio dos Jequitibás.

A instalação da exposição no local reforça a política da Campinas Decor de recuperação de bens do patrimônio público iniciada em 2003, quando o evento promoveu a reforma no Casarão do Lago do Café. De lá para cá, foram recuperados: Estação Guanabara, em 2008; prédios do Instituto Agronômico de Campinas, nas edições de 2009 e 2010; Estação Cultura, em 2011; Casa de Vidro, em 2016, e Fazenda Argentina/Unicamp (2018).

Segundo as organizadoras, as empresárias Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso, todas as obras para recuperação e reforma do prédio – fachada, quintal, pisos, telhados, redes hidráulica e elétrica – custarão 2 milhões de reais. Ambas comemoram a aliança com a prefeitura. “Ao longo dos últimos anos temos tido a honra de contribuir efetivamente para o bem estar da população ao recuperar prédios que estavam sem uso efetivo e que, após a reforma, estão em plena operação, para os mais variados fins. E será muito gratificante fazer o mesmo nesta casa tão bonita e tão bem localizada”, afirma Stella.

Sueli complementa que a realização da mostra em um bem público amplia o significado do evento. “Ter a possibilidade de realizar a mostra em um prédio imponente como este do antigo Colégio Ateneu e ainda poder ver que após nosso trabalho ele ganhará vida nova é um grande incentivo não só para a organização da Campinas Decor, mas também para os profissionais participantes”, conta.

A mostra irá abrigar 48 ambientes internos e externos que serão recuperados e decorados pelos mais renomados profissionais do setor. Os expositores poderão soltar a criatividade em diversas salas, suítes, banheiros e terraços, além de jardins e espaços comerciais e de uso dos visitantes, como brinquedoteca, restaurante, dois bares, café e loja. São ambientes amplos e com pé direito alto, que possibilitarão aos profissionais desenvolverem seus projetos com muita liberdade criativa. No total, serão 3.600 metros quadrados de passeio, sendo 1.400 metros quadrados de área construída original e o restante de jardins.

Durante as obras de reformas e instalações, serão gerados cerca de 1.500 empregos diretos, fora outros 150 após a abertura para o público. A 24 ª edição da Campinas Decor vai acontecer de 26 de abril a 16 de junho, do próximo ano. A expectativa para a mostra 2019 é receber um público entre 30 e 32 mil visitantes.

Read Previous

Viracopos é eleito pelos passageiros o melhor aeroporto do Brasil

Read Next

Centro de Inovação oferece bolsa de R$ 2 mil para universitários de São Paulo  

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *