Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento começa nesta terça

nov 6 • Cidade, ServiçoNenhum comentário em Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento começa nesta terça

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) inicia nesta terça-feira, dia 7 de novembro, a efetiva fiscalização remota de trânsito por meio de câmeras de monitoramento. Após o período de teste assistido e adaptação por três meses, iniciado em agosto, agora os motoristas que forem flagrados cometendo infrações de trânsito serão devidamente autuados. A fiscalização é realizada em tempo real, por agentes da Mobilidade Urbana alocados na Divisão de Controle Operacional da Emdec.

As câmeras são de uso compartilhado com a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp). Nesta primeira fase são monitorados os raios de 15 cruzamentos da região central e entorno (confira os cruzamentos abaixo). São fiscalizadas infrações como: parada / estacionamento irregular; parada / estacionamento sobre a calçada; parada em fila dupla; vaga rápida; conversões proibidas; parada / estacionamento em ponto de táxi; carga e descarga; e uso indevido de faixa exclusiva, entre outras.

A fiscalização remota de trânsito por meio de câmeras está pautada nas resoluções nº 471, de 18 de dezembro de 2013, e nº 532, de 17 de junho de 2015, ambas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em consonância com o Artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Estamos perseguindo, continuamente, a meta da redução de números de mortes e acidentes de trânsito no nosso município. Temos ações em várias frentes, como engenharia de tráfego, redução do limite de velocidade em vias importantes, educação e conscientização, monitoramento e fiscalização. A fiscalização com auxílio das câmeras é mais uma importante ferramenta neste sentido”, afirma o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

A Emdec promoveu toda publicidade necessária sobre a nova ação. Além disso, no início de agosto, foram implantadas placas de trânsito alertando sobre o monitoramento e a fiscalização, que ocorre em vias da região central. As placas de alerta para os motoristas contém a seguinte inscrição: “FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO POR CÂMERAS DE MONITORAMENTO”.

Durante os cerca de 90 dias de teste assistido, a Emdec flagrou 527 infrações de trânsito.

Cruzamentos monitorados

– Anchieta x Barreto Leme;

– Campos Sales x Onze de Agosto;

– Carolina Florence x Theodureto de Almeida Camargo;

– Francisco Glicério x Benjamin Constant;

– Francisco Glicério x Campos Sales;

– Francisco Glicério x Conceição;

– Francisco Glicério x General Osório;

– General Osório x Barão de Jaguara;

– Irmã Serafina x Conceição;

– Irmã Serafina x Dr. Moraes Salles;

– Moraes Salles x José Paulino;

– Regente Feijó x Ferreira Penteado;

– Senador Saraiva x Benjamin Constant;

– Senador Saraiva x Campos Sales;

– Treze de Maio x José Paulino.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »