Jornal de Campinas

IPTU dos imóveis não residenciais vence nesta quarta-feira, 23 de janeiro

Os carnês de IPTU (Imposto Predial, Territorial Urbano) de imóveis não residenciais – comércio, indústria e serviços – vencem nesta quarta-feira, 23 de janeiro. Os contribuintes que ainda não receberam os boletos podem retirar a segunda via pela internet, acessando a página do IPTU no portal da Secretaria de Finanças, no http://www.campinas.sp.gov.br/governo/financas/.

Já para os imóveis residenciais, o vencimento será em fevereiro, no dia 8. Nesta data, o contribuinte pode optar pelo pagamento da cota única ou da primeira parcela do imposto.  Ao todo, são mais de 476,5 mil carnês, que totalizam um lançamento de R$ 1.212 bilhão.  Quem optar pelo pagamento à vista, terá desconto da cota única que é de 4%. Além disso, quem pagou rigorosamente em dia o imposto de 2018 tem direito a 3% de desconto pela adimplência, que já vem lançado no carnê, mas vale somente para o pagamento da cota única, totalizando um desconto de 7%. O contribuinte ainda poderá pagar o imposto parcelado em até 11 vezes.  Há ainda mais um desconto, de 1%, limitado a R$ 100,00, para quem optou por receber as guias de pagamento do imposto e taxa imobiliária por meio digital.  A Secretaria de Finanças ressalta que o desconto para a cota única só vale até o dia do vencimento, ou seja, 23 de janeiro para os não residenciais e 8 de fevereiro para os residenciais.  

Dúvidas  

Os contribuintes que tiverem dúvidas sobre o IPTU podem procurar um dos postos da Secretaria de Finanças ou ainda o serviço exclusivo de atendimento sobre o imposto deste ano, que está funcionando no Salão Vermelho do Paço, das 9h às 17h.  

Informações  

A contracapa do carnê traz informações sobre os serviços disponibilizados ao contribuinte via Portal de Atendimento na internet, agilizando e facilitando o acesso aos serviços públicos.  Os recolhimentos podem ser efetuados, conforme a instituição bancária, no autoatendimento, na internet ou diretamente no caixa do banco. Os valores das guias estão em reais e já no valor respectivo a recolher.  É importante lembrar que após o vencimento inicial, conforme consta no carnê, não haverá mais a possibilidade do pagamento da cota única, restando as parcelas com multa e juros, no caso de pagamento em atraso, que poderão ser obtidas no link http://www.campinas.sp.gov.br/governo/financas/servicos-online.php .  Informações podem ser obtidas também no SAC pelo 3755-6000 e na internet, que inclui opções de impressão de formulários, de 2ª vias do carnê e de certidões, além da legislação que trata do IPTU, da Taxa de Lixo e de Sinistro (link – http://www.campinas.sp.gov.br/, acessar os itens de SERVIÇOS ONLINE – Tributos).  

Serviço: 

IPTU 2019

Vencimento: 23 de janeiro para os comerciais (indústria, comércio e serviços) e 8 de fevereiro para os demais.  Informações: Serviços de atendimento da Prefeitura, no SAC (3755-6000) ou nas unidades do Porta Aberta, Prefeitura Móvel e Agiliza Campinas. 2ª via dos carnês: o acesso pode ser feito pelo portal da Prefeitura, na página da Secretaria de Finanças ou pelo banner IPTU 2019.

Read Previous

Inscrições para ingressar na UFSCar em 2019 vão de 22 a 25 de janeiro

Read Next

Motorista de ônibus da linha 121 desvia itinerário e socorre passageira infartada

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *