IPTU: Imobiliárias têm até o dia 25 para se cadastrar no SIMOB

nov 22 • Cidade, ServiçoNenhum comentário em IPTU: Imobiliárias têm até o dia 25 para se cadastrar no SIMOB

As imobiliárias e administradoras de imóveis que recebem carnês de IPTU de imóveis sob sua administração, têm até o dia 25 de novembro para se cadastrar no SIMOB – Sistema de Gerenciamento de Imobiliárias. O cadastro é necessário para que o os carnês de IPTU sejam entregues no endereço da imobiliária e não do imóvel. Para se cadastrar, basta acessar o sistema na página do IPTU/Taxas, no site da Secretaria de Finanças ou no endereço www.campinas.sp.gov.br/governo/financas/iptu/ .

O sistema é mais uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Finanças com o objetivo de ampliar os serviços disponíveis de forma online para os contribuintes.

Todas as regras de acesso e como o contribuinte deve proceder estão disponíveis na Instrução Normativa 001/2016 de 31 de outubro (https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaroriginal/id/130523/imprimir/1).

O SIMOB permite que as imobiliárias enviem arquivos contendo os imóveis administrados por ela, referenciados por meio dos códigos cartográficos de cada unidade, para o recebimento do carnê de IPTU/Taxas no endereço de entrega escolhido pela imobiliária.

De acordo com o diretor do Departamento de Receitas Imobiliárias (DRI), Carlos Alberto Maia, a medida visa facilitar o trânsito de informações entre as administradoras de imóveis e a Prefeitura. “O SIMOB é mais um avanço ao disponibilizar mais uma ferramenta na web. O sistema traz agilidade e facilidade de acesso, além de dar mais liberdade para o interessado e reduzir os trabalhos internos, o que possibilita que nossos servidores foquem em outras atividades”, afirmou.

Ainda segundo o diretor, antes do SIMOB, o envio e recebimento de dados era feito via e-mail; agora, o sistema está parametrizado com as condições definidas na Instrução Normativa, reduzindo, assim, dúvidas e erros nas informações.

O acesso ao SIMOB é apenas para Pessoas Jurídicas, regularmente inscritas no Cadastro Mobiliário (ISSQN) do município, e deve ser feito com o mesmo login e senha utilizado no Sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe).

O DRI disponibilizou um manual com todas as instruções sobre a utilização do SIMOB, que pode ser acessado no link www.campinas.sp.gov.br/governo/financas/iptu/simob.php . Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo SIAC (Sistema de Atendimento ao Contribuinte), disponível no link http://issdigital.campinas.sp.gov.br/atendimento/, informando como assunto no formulário a opção SIMOB.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »