Jornal de Campinas

João Carlos Martins e Camerata Bachiana fazem apresentação gratuita no Teatro Iguatemi Campinas

Concerto “Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Johann Sebastian Bach” acontece quinta-feira, dia 4, às 20h; ingressos estão disponíveis pela internet

O Teatro Iguatemi Campinas recebe nesta quinta-feira, 4 de outubro, o maestro João Carlos Martins. O pianista e regente fará uma apresentação especial gratuita, aberta ao público, com a Orquestra Camerata Bachiana, chamada “Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Johann Sebastian Bach”. Os vales ingressos já estão disponíveis para retirada pelo site www.dcolor.art.br/ingressos.

João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano na infância e, aos 13 anos, começou sua carreira no Brasil. Cinco anos depois ganhou projeção no exterior. Aos 20 anos estreou no famoso Carnegie Hall, em Nova York, em apresentações patrocinadas pela então primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt.

O maestro passou por dois incidentes que poderiam ter posto fim à sua carreira musical. Em 1966, aos 26 anos, sofreu uma lesão no braço quando jogava uma partida de futebol em Nova York, que o manteve afastado dos palcos por sete anos. Quando retornou as atividades, gravou a obra completa de Bach. Em 1995 foi ferido num assalto na Bulgária e ficou com o lado direito do corpo paralisado. Vítima da síndrome de movimentos repetitivos, encerrou a carreira de pianista aos 63 anos, mas não deixou o universo da música. Estudou regência, fundou a Filarmônica Bachiana Jovem em 2006 e hoje é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica Sesi-SP.

A Orquestra Bachiana Filarmônica apresentou-se pela primeira vez em 2004, em São Paulo e, depois disso, com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms e Tchaikovsky, esteve nas mais importantes salas de concerto do Brasil e do mundo.

Em 2006, com objetivo de trabalhar na evolução musical de jovens musicistas e democratizar a música clássica com apresentações em espaços variados, João Carlos Martins fundou a orquestra Bachiana Jovem. Em 2010, as duas orquestras se fundiram formando a Bachiana Filarmônica SESI-SP, um grupo que reúne músicos profissionais, orientadores e jovens musicistas. É uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do Brasil, mantendo os ideais que deram origem à Bachiana Filarmônica e à Bachiana Jovem.

O termo Bachiana remete à riqueza musical do Brasil, numa homenagem ao imortal maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, autor das célebres Bachianas Brasileiras, e à Johann Sebastian Bach. A Camerata Bachiana, parte da Fundação Bachiana Filarmônica, é formada por viola, cello, oboé, clarinete, fagote, flauta, percussão e dois violinos.

Serviço:

Na Roda com o Maestro – Uma Homenagem a Johann Sebastian Bach

Maestro João Carlos Martins e Camerata Bachiana

Data: 04 de outubro

Horário: 20h

Local: Teatro Iguatemi, localizado no terceiro piso do Shopping Center Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina, Campinas – SP)

Classificação livre

Evento gratuito

 

Os vales ingressos estão disponíveis para retirada pelo site da www.dcolor.art.br/ingressos.

 

Mais informações: (19) 3256-4500 – contato@dcolor.art.br

 

 

Read Previous

Iguatemi Campinas sedia exposição inédita e gratuita sobre vinhos

Read Next

Show com Família Lima abre o 4º ano da Festa das Nações em Vinhedo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *