Kit que aponta irregularidade no combustível é utilizado hoje em Campinas

nov 24 • ServiçoNenhum comentário em Kit que aponta irregularidade no combustível é utilizado hoje em Campinas

 

 A Agência Nacional do Petróleo (ANP) está utilizando hoje (24/11), em  Campinas, um kit que permite a identificação da adição irregular de metanol ao etanol e à gasolina durante ações de fiscalização. A iniciativa inédita está sendo praticada no  posto Carrefour, na Rodovia D. Pedro I, sem que houvesse denúncia ou suspeita de adulteração, mas, sim em caráter fiscalizador.

O equipamento permite detectar a presença da substância em volume maior que o percentual permitido de 0,5%, o que antes só podia ser feito em laboratório. O uso do kit faz parte da força-tarefa que está fiscalizando esta semana o mercado de combustíveis de São Paulo, com a participação do  Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP), Procon e Secretaria da Fazenda do Estado de SP, com apoio da Policia Civil.

Para fazer o teste, os fiscais colhem a amostra do combustível fornecido pelas bombas de abastecimento e adicionam um reagente. Quando a coloração da amostra fica mais escura do que o padrão, há presença de metanol em quantidade acima da permitida. Nestes casos, o posto é interditado cautelarmente. Se a irregularidade for confirmada em laboratório, será aberto processo administrativo que pode resultar em multa de R$ 20 mil a R$ 5 milhões.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »