Mostra de arquitetura revitaliza o Lar dos Velhinhos de Campinas

abr 26 • Arquitetura, Cidade, NotíciasNenhum comentário em Mostra de arquitetura revitaliza o Lar dos Velhinhos de Campinas

 

Em sua primeira edição, Mostra+Sustentável reúne arquitetura e gastronomia no Lar dos Velinhos Campinas

A Mostra+Sustentável 2017, em sua primeira edição, promoverá a reforma e readequação de um dos mais antigos pavilhões do Lar dos Velhinhos de Campinas. Após passar pelo retrofit, o espaço abrigará os diferentes setores administrativos que hoje estão descentralizados. O local foi apresentado para os profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo de Campinas e região que apresentarão seus projetos em 12 ambientes. Ao público, a Mostra+Sustentável estará aberta entre os dias 7 de setembro e 12 de outubro.

Proposta

A Mostra+Sustentável é um evento de arquitetura e decoração com formato inovador, inserido em um contexto mais amplo, formado por manifestações artísticas e opções gastronômicas. O projeto sem fins lucrativos tem caráter colaborativo, com investimento bem abaixo dos verificados em outros eventos do gênero (aproximadamente R$ 960 mil) e é realizado obrigatoriamente em benefício de uma instituição com reconhecida atuação social em Campinas ou na região, de modo a atender às suas reais necessidades.

Obras

As obras no local já começaram. O primeiro passo foi a demolição de parte da estrutura interna da edificação, o que gerou aproximadamente 300 metros cúbicos de entulhos. Em conformidade aos preceitos sustentáveis da Mostra, os rejeitos foram reciclados e utilizados na pavimentação de uma rua interna. “Nosso principal objetivo é trazer a questão da sustentabilidade para o dia a dia. Incorporar conceitos e atitudes no cotidiano das famílias que desmitifiquem o tema, porém, sem a pretensão de apresentarmos uma Mostra 100% sustentável. Temos como proposta unir a simplicidade, a sofisticação e a criatividade ao uso consciente dos espaços e dos recursos naturais, por meio da arquitetura, da arte e da gastronomia”, explica o idealizador do evento.

 

 

DSC_0027 DSC_0026 DSC_1414 DSC_0007 DSC_0006 DSC_0035

Edição 2017

A propriedade do Lar dos Velhinhos tem no total 72 mil metros quadrados e data de 1904. São nove pavilhões, quatro deles destinados à moradia dos idosos. Atualmente, a entidade acolhe e hospeda aproximadamente 80 idosos desfavorecidos, de ambos os sexos. O espaço total a ser reestruturado pela Mostra envolve 2.950 metros quadrados – 850 metros quadrados de edificação, 1.500m² de paisagismo e mais 600m² de rua.

O projeto de arquitetura foi elaborado pelo escritório modelo A4, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Francisco, do Campus Campinas, coordenado pela professora Renata Góes, entre o segundo semestre de 2016 e o início deste ano. De acordo com Fernando Caparica, idealizador e coordenador da Mostra+Sustentável, o evento foi a ponte entre a instituição, o ensino, a pesquisa e a extensão. “O Lar dos Velhinhos apresentava uma demanda real e os alunos, futuros profissionais, tiveram a oportunidade de aprender ao realizarem um projeto funcional, voltado à promoção do bem-estar da comunidade e que constitui um legado tangível para as futuras gerações”, diz Caparica.

Serviço:

Mostra+Sustentável 2017

Local: Lar dos Velhinhos de Campinas. Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza, Campinas – SP

Data: 07/09 a 12/10/2017

Horário de funcionamento: quintas e sextas-feiras, das 14h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h

Ingresso: R$ 16,00

Visitas técnicas: quartas-feiras, das 14h às 20h

Visitas escolares gratuitas: quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h

Informações e agendamento de visitas: www.mostra.com.br | ecotopia@ecotopia.com.br | 19.99606 0787

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »