Jornal de Campinas

Música caipira: Arlindo Lima e Ramon Vieira apresentam “Tropeada” em Campinas

 

Com apoio do ProAC, show gratuito ocorre no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular no dia 10 de novembro

Arlindo e Ramon – Foto: Chores Rodriguez

Representantes da atual música caipira de raiz, a dupla Arlindo Lima & Ramon Vieira apresenta o show “Tropeada” no dia 10 de novembro em Campinas. O espetáculo, com entrada gratuita, ocorre às 16h no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular (rua José Ignácio, 14 – Distrito de Joaquim Egídio).

A apresentação, que conta com composições de autoria da dupla, demonstra a existência de produção contemporânea de música de raiz. “A autêntica música regional não está só nas lembranças, mas se recria e se renova sempre buscando referências na tradição”, pontua o violeiro e compositor Arlindo Lima, que tem como inspiração nomes comoCarreirinho, Teddy Vieira, Waldemar Henrique, Pena Branca, dentre outros. O show contará também com músicas de domínio popular.

Arlindo Lima e o cantor, folclorista e também compositor Ramon Vieira começaram a trabalhar juntos em 2012 em Sorocaba e contam com um CD (“Arlindo Lima & Ramon Vieira”) e um DVD (“Tropeada”) lançados. Ao longo dos anos, aprofundaram-se na pesquisa do universo caipira visitando antigos violeiros, fazendeiros, dançarinos, foliões e mestres. Arlindo e Ramon mesclam a música caipira do interior de São Paulo com a música dos outros sertões brasileiros, que nada mais é do que a soma de suas influências, produzindo um som que mostra a fusão de toadas, pagodes, lundus, carimbos, cateretês, maracatus, bois, etc. “Minha busca é pela arte da terra, da verdade, a arte sincera que conheci com meus pais e meus mestres nos interiores do Brasil, nos tambores do maracatu, nas caixas das folias de reis e na voz do povo que canta o que vive”, destaca Ramon.

No show em Campinas, a dupla Arlindo Lima (voz e viola) e Ramon Vieira (voz e percussão) estará acompanhada de músicos atuantes da cena instrumental atual: Marcel Bottaro (contrabaixo), Tiago Mecatti (bateria) e Fabio Gouvea (violão). Além disso, o show contará com o coral formado por Keyla Conegero, Karen Conegero e Amanda Mara.

Durante os shows, Arlindo e Ramon aproveitam também para contar algumas histórias, os famosos “causos”, que resgatam a simplicidade do campo, a natureza e um pouco da história e da tradição tropeira, já que a dupla está sediada em Sorocaba, que foi uma cidade fundamental dentro do ciclo econômico do tropeirismo, já que sediava as famosas feiras de muares entre os séculos 18 e 19.

Turnê com apoio do ProAC

O show em Campinas faz parte da turnê de oito apresentações gratuitas pelo Estado de São Paulo. Guarulhos, Santo André, São José dos Campos, Santos, Jundiaí, Piracicaba e São Paulo estão também entre as cidades selecionadas para receber o espetáculo, que conta com apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultual (ProAC) – ICMS e patrocínio da Cobasi – o shopping do seu animal.

Por isso, no dia do evento, uma ONG estará no local arrecadando ração e acessórios (como coleira e cobertores) para cães e gatos abandonados, que estão sendo cuidados pela ONG e em busca de adoção.

Read Previous

Coca-Cola FEMSA Brasil patrocina 5º Cassoulet Solidário do Centro Corsini

Read Next

Iguatemi Campinas e Galleria Shopping têm Natal inspirado em parque infantil e animais da floresta

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *