Jornal de Campinas

Obras de Portinari estão no Sesi Campinas

“Portinari – A construção de uma obra” expõe estudos e maquetes das obras do artista no Sesi Campinas Amoreiras. Até 18 de maio de 2019, com entrada gratuita.

O Sesi Campinas Amoreiras abriga a exposição Portinari – A construção de uma obra. A mostra reúne cerca de 20 estudos e maquetes das obras do pintor, muralista e desenhista, que conquistou reconhecimento internacional retratando o cotidiano do Brasil e a desigualdade social. Também fazem parte da montagem esculturas criadas pelo artista plástico Sérgio Campos, que reproduzem personagens de importantes obras de Portinari. As obras ficam expostas na unidade até o dia 18 de maio de 2019. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 9h às 20h, exceto feriados.

Plantando Bananeira_Portinari /Divulgação

Com curadoria de Luiz Fernando Dannemann, a exposição, que recebeu mais de 50.000 visitantes por Recife, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro, percorre algumas unidades do Sesi -SP no interior, no projeto Espaço Galeria. Segundo Dannemann, “é uma exposição específica da construção da obra de Portinari, que mostra estudos, esboços e desenhos de grandes obras do artista”, comenta o curador. Entre as obras estão os estudos para o painel Guerra e Paz, que Portinari criou para a sede da ONU, em Nova York, entre 1952 e 1956.

Plantando Carniça_Portinari/Divulgação

Um dos grandes temas de Portinari é a desigualdade social, revelada no registro do cotidiano, como em Grupo com homem doente e Menino morto. “Portinari era um cronista que, ao invés de escrever, pintava as desigualdades, as efemérides”, comenta o curador. “Os Retirantes é a realidade do Brasil, pessoas que iam para as grandes cidades buscando melhores oportunidades. E muitas dessas obras continuam atuais, a crítica, a crônica, porque ainda vivemos em um país de desigualdade social”.

Esculturas

Sergio Campos, membro da família do pintor, finalizou o planejamento do próprio artista plástico, que queria transformar suas figuras em esculturas. A mostra contém oito trabalhos, revelando uma tridimensionalidade da visão de Portinari.

Formado pela Escola de Belas Artes da UFMG, Sergio Campos é desenhista, pintor e escultor. Criou técnica para construção de esculturas em aço e cobre e executou monumentos públicos de grande porte. Estudou pintura mural e escultura em bronze com o italiano Franco Cerri. Seus desenhos, desde os primeiros, têm uma alta tensão de músculos retesados, de veias saltando, um quê de flerte com os personagens de Portinari.

Sobre Candido Portinari

O artista nasceu em 30 de dezembro de 1903, em Brodowski, interior de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, teve uma infância humilde e recebeu apenas a instrução primária. Desde criança manifestou sua vocação artística, começando a pintar aos nove anos. Estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro e visitou países como a França e a Itália, onde concluiu os estudos. Em 1935, recebeu em Nova York um prêmio por sua obra “Café”, que o projetou para o mundo. Faleceu em 1962, tendo como causa aparente uma intoxicação causada pela química presente nas tintas.

Serviço:

Portinari – A construção de uma obra

Local: Teatro do Sesi Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450, – (Entrada pela Rua Francisco de Assis Iglesias s/n) Parque Itália – Campinas/SP

Datas e horários: visitação até 18 de maio, de terça a sábado, das 9h às 20h.

Informações: (19) 3772-4100 – caccampinas1@sesisp.org.br/

Entrada gratuitaa

Read Previous

Iguatemi Campinas recebe exposição inédita da Polícia Militar

Read Next

Diferenças entre fratura, luxação, contusão e torção

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *