“Paisagem de Vento” narra história infantil inspirada em Thomaz Perina

out 2 • Cidade, Cultura & Lazer, NotíciasNenhum comentário em “Paisagem de Vento” narra história infantil inspirada em Thomaz Perina

Com ilustrações de Filipe Miranda e texto de Mariana Rodrigues, o legado de um dos importantes artistas brasileiros é narrado de forma lúdica, didática e singela

“Este livro é dedicado a todas as crianças de 1 a 101 anos, na esperança de que conduzam um futuro com muita arte para a construção de um mundo melhor”. É com essa dedicatória que se inicia “Paisagem de Vento”, obra infantil com ilustrações de Filipe Miranda e texto de Mariana Rodrigues. A publicação foi idealizada por Maria Angelina dos Santos, diretora administrativa do ITP (Instituto Thomaz Perina), instituição criada há 13 anos com a finalidade de preservar a obra do artista e promover a cultura, a arte e a educação em Campinas e região.

O lançamento de “Paisagem de Vento” aconteceu em 6 de outubro no ITP. O conceito da produção do livro sobre o legado artístico de Thomaz Perina para o público infantil surgiu da necessidade de fazer as crianças que visitam o ITP e participam das oficinas de Arte Educação entenderem e assimilarem o que é a “síntese da paisagem” que Thomaz Perina retratou em sua obra a partir da década de 1960.

“De maneira didática, o livro funciona como uma ferramenta para que educadores trabalhem com seus alunos a obra do artista, possibilitando o entendimento e o despertar para as artes visuais”, destaca Angelina.

A história do menino Thomaz, que desde muito jovem encantava os moradores da Vila Industrial com os desenhos a carvão que fazia na rua do bairro, é contada nessa obra em uma linguagem simples que, somada às singelas ilustrações, leva o pequeno leitor a viajar pelo universo criativo do artista. “Estamos cumprindo o legado deixado por Perina: a democratização das artes”, afirma Angelina.

Fundado em 2005, o ITP é uma organização cultural sem fins lucrativos, e tem como missão preservar e disponibilizar a obra do artista campineiro para pesquisa e visitação. Seu acervo possui 150 telas e aproximadamente 4.000 peças em papel – estudos e desenhos que registram o processo criativo de Perina durante mais de seis décadas de intensa pesquisa e trabalho.

Exposição

Simultaneamente ao lançamento de “Paisagem de Vento”, o Instituto Thomaz Perina promoveu também no dia 6 de outubro em sua sede a abertura da exposição “Eu também faço Arte”. São 30 trabalhos concebidos por crianças da Clínica Therapies portadoras de dificuldades motoras e cerebral.

Os desenhos foram feitos a partir da participação dessas crianças em uma das oficinas de Arte Educação ministradas no Instituto. A mostra faz parte dos eventos que marcam o Dia Mundial da Paralisia Cerebral.

Thomaz Perina

Nascido em Campinas (1921-2009), Thomaz Perina foi artista autodidata. Além da pintura, na qual empreendeu suas principais contribuições artísticas, atuou também como escultor, decorador, publicitário, professor, cenógrafo e figurinista, recebeu prêmios nacionais e internacionais e foi um dos fundadores do Grupo Vanguarda responsável pelo novo cenário e conceitos nas artes plásticas de Campinas e no Estado de São Paulo.

Serviço

Livro “Paisagem de Vento”

Exposição: “Eu também faço Arte”

Local: Instituto Thomaz Perina

Endereço: Rua Santo Antonio Claret, 229, Castelo. Campinas. SP

Horário de visitação: das 10h às 16h

Entrada gratuita

Todos os visitantes do evento receberam um exemplar do livro “Paisagem de Vento” gratuitamente.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »