Jornal de Campinas

Paróquia São José lança campanha de restauração para o centenário

Primeira igreja criada em um bairro de Campinas necessita de reformas

Igreja São José

Neste primeiro final de semana de dezembro, durante as missas, será lançada a campanha de Restauração e Manutenção da Igreja São José – Rumo aos 100 anos, na Vila Industrial, em Campinas, SP. A igreja foi a primeira construída fora do centro da cidade e, em 3 de junho de 2021 completará 100 anos.

Nos últimos meses, a comunidade se organizou para reunir informações históricas sobre a paróquia e definir quais a necessidades do prédio para que a comemoração possa ser completa. Depois de levantamentos e orçamentos, foi definida uma campanha para a arrecadação dos fundos financeiros.

“A campanha visa arrecadar R$ 261 mil reais para a restauração dos vitrais, pinturas interna e externa. Posteriormente também será feito o recapeamento do estacionamento, onde acontecem as festividades da paróquia. A quantia para o estacionamento não está somada porque faremos este orçamento num segundo momento”, afirma Adriana de Souza, coordenadora da Comissão do Centenário.

Neste final de semana será também lançado um site que conta a história da igreja e da relação dos devotos com o padroeiro São José, por meio de vídeos, fotos e relatos.

História

A Vila Industrial, onde a igreja está localizada, foi um dos primeiros bairros de Campinas, formado por trabalhadores da estrada de Ferro Mogiana. São José, o padroeiro da igreja, é também o santo protetor dos operários.

Atualmente a construção é tombada pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) e considerada patrimônio histórico do município.

Apesar de a construção datar de 2021, as suntuosas torres foram construídas anos depois, em 1948.

 Missas em que serão lançadas a campanha:

Sábado, 1/12, às 17h

Domingo, 2/12, às 10h30 e 19h

Informações com Adriana: (19) 99704-4434

Read Previous

Grand Cru inaugura no Parque D. Pedro Shopping e celebra o aumento no consumo de vinho

Read Next

Fotografia é tema de exposições gratuitas no MIS Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *