Jocquei_armando

Prefeitura entrega Certificado de Potencial Construtivo para o Jockey Club Campineiro

mar 31 • Cidade, NotíciasNenhum comentário em Prefeitura entrega Certificado de Potencial Construtivo para o Jockey Club Campineiro

O certificado foi negociado com construtora da cidade e corresponde a 700 m2, do potencial total de 3,05 mil m2

Jocquei_armando

(Foto: Luiz Granzotto)

Secretário Municipal de Gestão e Controle, Thiago Milani, entregou na tarde desta sexta-feira, dia 31 de março, ao presidente do Jockey Club, Armando Madeira, o primeiro Certificado de Potencial Construtivo decorrente de Tombamento (CPC-T) vendido pelo clube. “Este é o primeiro certificado cedido pelo município, de muitos outros que vão beneficiar nosso patrimônio cultural e possibilitar que locais históricos como o Jockey Club possam ser restaurados”, afirmou o secretário.

O presidente do Jockey Club destacou a importância do mecanismo instituído pelo município como alternativa única para viabilizar a recuperação do patrimônio histórico. “Sem o uso do potencial construtivo não teríamos como investir na manutenção e melhoria do imóvel”, afirmou.

Segundo Madeira, o certificado foi negociado com uma construtora da cidade e corresponde a 700 metros quadrados, do potencial total de 3,05 mil metros quadrados passíveis de negociação. O recurso será aplicado na troca de toda a fiação elétrica do prédio, orçada em R$400 mil.

Presente na cerimônia de entrega do certificado, o Secretário de Cultura, Ney Carrasco, disse que fica feliz pelo Jockey Club ser o primeiro edifício histórico campineiro a ser recuperado pelo potencial construtivo. Reforçou que o instrumento veio como meio de recuperação dos patrimônios históricos e arquitetônicos da cidade.

Carrasco lembrou que o Centro de Convivência Cultural (CCC) é um dos patrimônios da cidade que recebeu o Certificado de Potencial Construtivo.”Por se tratar de uma edificação pública, um leilão está sendo elaborado para que interessados possam utilizar o instrumento e viabilizar a recuperação do teatro”, afirmou o Secretário.

Como funciona

Por meio de lei, regulamentada em dezembro de 2014, a Prefeitura de Campinas pode emitir Certificados de Potencial Construtivo a proprietários de imóveis tombados, para que possam ser utilizados na recuperação do patrimônio.

O proprietário do imóvel deve requerer o documento na Prefeitura, endereçando o pedido para a Secretaria de Cultura. Para conceder o certificado, são avaliados o zoneamento do local e do entorno, e calculado qual o potencial construtivo daquele imóvel, ou seja, quanto poderia ser construído a mais no local caso não fosse tombado.

O proprietário do certificado terá três anos para utilizar o potencial construtivo. Caso não seja usado nesse período, total ou parcialmente, deverá renovar a solicitação. A quantidade de metros quadrados que o proprietário poderá transferir constará no certificado. A utilização do potencial construtivo pode ser efetivada na metragem total permitida ou em parcelas.

Jockey Club

O prédio do Jockey Club Campineiro é um dos mais belos patrimônios históricos e culturais de Campinas. Fica localizado no Centro – Praça Antônio Pompeu, 39 – e é preservado desde 22 de dezembro de 1994 por decisão do Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc).

A construção do imóvel, em estilo eclético e com elementos de art nouveau e da neorrenascença, terminou em 1925, e foi eleito em 2008 uma das Sete Maravilhas de Campinas. São 1.638,08 m² divididos em quatro pavimentos – térreo, intermediário, primeiro e segundo andares. Em 2008 foi concluída a instalação de um projeto luminotécnico.

O edifício foi construído para ser sede do Jockey Club Campineiro, fundado em 19 de setembro de 1877 por Antônio Egídio de Sousa Aranha, Francisco Elisiário, Francisco José de Camargo Andrade e José Francisco Aranha. Sua praça de corridas era o Hipódromo do Bonfim.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »