Prefeitura, Unicamp e parceiros promovem II Fórum sobre Imigração e Refúgio em Campinas

set 4 • Cidade, EducaçãoNenhum comentário em Prefeitura, Unicamp e parceiros promovem II Fórum sobre Imigração e Refúgio em Campinas

Encontro acontecerá no dia 5 de setembro, com participação aberta e gratuita, sem necessidade de inscrição

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania e a Rede de Apoio ao Imigrante e Refugiado, realiza o II Fórum sobre Imigração e Refúgio em Campinas – A Nova Lei de Migração, na terça-feira, dia 5 de setembro. O evento acontecerá das 9h30 às 17h, no Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (NEPO), com entrada gratuita, sem necessidade de inscrição.

O Fórum discutirá os desafios a serem superados pelos imigrantes e refugiados no Brasil e as políticas voltadas para essa população. A nova Lei de Migração, sancionada em maio deste ano, também será debatida durante o evento, bem como os projetos do município de Campinas para essa setor, tando do poder público quanto da sociedade civil.

Segundo o diretor do Departamento de Cidadania, Fábio Custódio, o I Fórum foi realizado há um ano e possibilitou a colheita de muitos frutos das reflexões propostas. Entre estes resultados estão o início da estruturação do Serviço de Referência ao Imigrante e Refugiado, assim como o fomento à criação da Rede de Apoio ao Imigrante e Refugiado (RAIR). “No II Fórum, temos como expectativa a discussão das aplicações da Lei de Migração, sobretudo no âmbito dos serviços públicos. Os fluxos imigratórios e de refúgio são fenômenos mundiais que tendem a continuar e crescer nos próximos anos e décadas. Temos que estar preparados e adequar as políticas públicas para essa realidade”, afirmou.

Imigrantes e refugiados que vivem em Campinas darão depoimentos durante o Fórum e será lançado um dossiê especial sobre o tema pela Revista Brasileira de Estudos de População (Rebep). O Serviço de Referência da Prefeitura Municipal de Campinas, a RAIR e a Clínica de Direitos Humanos da PUC-Campinas também serão apresentadas durante o evento.

No Fórum será divulgado, ainda, o Grupo de Trabalho que implantará a Cátedra Sérgio Vieira de Melo na Unicamp, projeto do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, órgão que promove discussões e estudos sobre a pauta em universidades e instituições de pesquisa por todo o mundo.

Serviço

II Fórum sobre Imigração e Refúgio em Campinas – A Nova Lei de Migração

Data: 5 de setembro

Local: Auditório do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (NEPO)

Endereço: Avenida Albert Einstein, 1300, Unicamp

9h30: Abertura
• Representantes da Unicamp e da Prefeitura Municipal de Campinas

10h – 12h30: Mesa-redonda “A Nova Lei de Migração”
• Prof. Dr. Luís Renato Vedovato – Unicamp
• Profa Dra. Gláucia Assis – Universidade do Estado de Santa Catarina
• Prof. Dr. Clodoaldo Silva Anunciação – UESC/Ministério Público da Bahia
• Dr. Pe. Paolo Parise – Missão de Paz
• Profa Dra. Rosana Baeninger – Unicamp

14h –17h: Painel – “Ações Locais para Imigração e Refúgio”
Coordenação: Prof. Fábio Custódio
• Departamento de Cidadania (Prefeitura Municipal de Campinas)
• Rede de Apoio a Imigrantes e Refugiados de Campinas – RAIR
• GT-Cátedra – Unicamp
• Clínica de Direitos Humanos PUC-Campinas
• Associação Brasileira de Estudos Populacionais – REBEP
• Imigrantes e Refugiados

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »