Programa Mesa Brasil do Sesc Campinas arrecada mais de 285 toneladas de alimentos

nov 28 • Cidadania, SocialNenhum comentário em Programa Mesa Brasil do Sesc Campinas arrecada mais de 285 toneladas de alimentos

No ano de 2017 (de janeiro a 15 de novembro), os dados de atendimento do Programa Mesa Brasil Campinas superaram as expectativas. Foram 285.973,173 quilos arrecadados; 35 doadores; 48 instituições; 11.343 pessoas atendidas; 27 ações educativas e 827 participantes em ações educativas.

Com mais de 20 anos de criação, O Mesa Brasil Sesc São Paulo atende 52 municípios paulistas e arrecada 4,3 milhões de quilos de alimentos por ano. São produtos in natura ou industrializados que não têm valor comercial, mas que são bem aproveitados para complementar a refeição de muitas pessoas, deixando de ir parar no lixo e ajudando também o meio ambiente.

Estes alimentos complementam as refeições servidas a 160 mil pessoas atendidas em 900 instituições sociais. Atualmente, cerca de 800 empresas entre supermercados, mercados municipais, feiras livres, centrais de abastecimento, padarias, confeitarias e indústrias, doam diversos tipos de alimentos como frutas, legumes, verduras, frios, laticínios, grãos, cereais, enlatados e conservas, além de pães, massas, carnes e derivados.

Presente em 16 unidades do Sesc em São Paulo (Carmo, Itaquera, Interlagos, Santo André, Osasco, Santos, Bauru, Piracicaba, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Taubaté, Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos e Sorocaba), no Sesc Campinas o programa atua desde 2011.

“Esse ano, com a participação expressiva dos doadores o Programa Mesa Brasil Sesc Campinas conseguiu cadastrar mais instituições sociais e, consequentemente atender mais pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para que a gente possa ampliar ainda mais o atendimento, é muito importante ter a parceria com mais doadores e, juntos, contribuir para a segurança alimentar e nutricional desse público e combater o desperdício de alimentos, que atualmente representa 1/3 de todo o alimento produzido” declara Lilian Rocha, coordenadora do programa Mesa Brasil no Sesc Campinas.

Mesa Brasil

No dia a dia, o trabalho começa bem cedo. Cada caminhão tem uma rota estabelecida para recolher os alimentos por regiões da cidade. Só no estado de São Paulo são 45 veículos, personalizados e equipados conforme as necessidades para o transporte dos alimentos. Na empresa doadora, motorista e ajudante, previamente capacitados e uniformizados, fazem o controle de qualidade e selecionam aquilo que está próprio para o consumo.

Depois de armazenados para o transporte em segurança, a equipe informa à Central o tipo de produto e a quantidade coletada em cada empresa. As nutricionistas do programa orientam para onde as doações deverão ser levadas. O que antes era jogado fora agora complementa as refeições em 1000 instituições sociais.

A ação do programa não para por aqui. Além de coletar e entregar alimentos, o Sesc promove uma série de ações educativas, desenvolvidas por nutricionistas ou em parcerias com universidades ou contando com a participação de voluntários. São palestras, oficinas culinárias e seminários sobre formas de evitar o desperdício; higiene na manipulação; armazenamento; alimentação saudável; elaboração de cardápios; aproveitamento integral de alimentos e segurança alimentar.

O Mesa Brasil foi inspirado em um programa norte-americano. O diretor regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda, chegou a estagiar como ajudante de motorista na City Harvest de Nova Iorque para entender o processo de recolhimento de comida em restaurantes e sua posterior distribuição a entidades.

Para participar, qualquer pessoa ou empresa pode fornecer transporte ou embalagens, combustíveis, material gráfico, entre outras possibilidades de colaborar.

Informações do programa através do site sescsp.org.br/mesabrasil.

Serviço:

Mesa Brasil Campinas

Horário : 7h às 17h

Telefone : 0800 779 3535

Local: Sesc Campinas – Rua Dom José I, 270 / 333-bairro Bonfim

E-mail: mesa@campinas.sescsp.org.br

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »