Jornal de Campinas

Região de Campinas tem o melhor desempenho no comércio varejista do Estado

   O comércio varejista na região de Campinas registrou faturamento real de R$ 5 bilhões em julho passado, alta de 8,7% em relação ao mesmo mês de 2017, resultando no melhor desempenho do Estado de São Paulo, pelo segundo mês consecutivo.  No acumulado do ano, a elevação é de 10,1%, o que significa R$ 3,2 bilhões a mais nesse período. Na soma dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 7,5%.
Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
Das nove atividades analisadas, oito apontaram crescimento nas vendas em relação a julho do ano passado, com destaque para os setores de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (186,5%) e de outras atividades (7,2%). Juntos, esses grupos contribuíram com 7,6 pontos porcentuais para o resultado final.
A única atividade que registrou queda no faturamento foi a de vestuário, tecidos e calçados (-6,4%), ocasionando uma pressão negativa de 0,5 ponto porcentual (p.p.).Expectativa
Na análise da Entidade, se o dólar continuar em alta e pressionar a inflação, isso poderá diminuir o poder de compra dos consumidores e obrigar o Banco Central a aumentar os juros. Nesse caso, é possível que as vendas cresçam menos do que o estimado. Mas nenhuma mudança de rumo importante na economia é esperada até o final deste ano.
A FecomercioSP sugere que o empresário evite o endividamento e a manutenção de grandes estoques, além de ser aconselhável o gerenciamento cauteloso do capital de giro, mantendo o máximo possível de liquidez do negócio.

Nota metodológica
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e nove setores (autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção; supermercados; e outras atividades).
Os dados brutos são tratados tecnicamente de forma a apurar o valor real das vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de todo o Estado.

Read Previous

Unidade do Big Jack no Parque D. Pedro Shopping está totalmente repaginada e com novo cardápio

Read Next

Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser segue com as ações do Outubro Rosa em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *