Jornal de Campinas

Sommelier da Decanter traz dicas de vinhos que combinam com o verão

Sugestões de rótulos refrescantes – Imagens/Divulgação

Rótulos que trazem sabores frutados e exuberâncias aromáticas são algumas das sugestões.

Como o vinho é sinônimo de confraternização, por que não harmonizar as altas temperaturas do verão com rótulos refrescantes que trazem muito mais charme e alegria para esses encontros? Com esse objetivo, o Sommelier da Decanter Campinas, Pedro Bannitz, traz dicas de rótulos com sabores frutados e exuberâncias aromáticas, ótimos parceiros para um dia
na praia ou para tomar um sol à beira da piscina.

Para harmonizar com vegetais, ervas aromáticas e queijos leves – petiscos típicos do verão – , podemos usar os espumantes e os vinhos brancos, que costumam ser mais refrescantes e menos encorpados. A dica é optar sempre por sabores frutados, excelentes para a limpeza da boca e o equilíbrio dos sabores. A sugestão aqui é o espumante francês Kritter Brut.

Para harmonizar com pratos mais elaborados, como os peixes e as massas com molho branco, podemos usar vinhos brancos com passagem em carvalho, que realçam a nossa percepção de texturas e criam novas perspectivas de sabor. O recomendado pelo sommelier é o Chileno De Martino Gran Reserva Legado Chardonnay.

Já os rosés da costa mediterrânea, como os provençais, são uma ótima opção para dias de calor na praia ou mesmo à beira da piscina. Com exuberância aromática, delicadeza e frescor das frutas usadas em sua produção, esse tipo de rótulo também acompanha “finger foods” e petiscos em geral. Uma das sugestões do sommelier é o Francês Claude Val Rosé.

Os tintos também não ficam fora da nossa lista. Desde que sejam menos encorpados – com menor graduação alcóolica – e maior acidez. Uvas como a Pinot Noir e rótulos produzidos nas regiões da Valpolicella e Beaujolais, são as sugestões perfeitas para não deixar de harmonizar com as carnes vermelhas. A dica é o rótulo François Labet Pinot Noir.

Read Previous

IPVA 2019: pagamento com desconto de 3% para veículos com placa final 1 vence em 9/1

Read Next

Entenda a diferença entre bacharelado, licenciatura e curso tecnológico

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *