Tradição da Folia de Reis movimenta Campinas a partir deste sábado, dia 6

jan 5 • Arte e Cultura, CidadeNenhum comentário em Tradição da Folia de Reis movimenta Campinas a partir deste sábado, dia 6

Manifestação cultural brasileira secular, a Folia de Reis, que recria a peregrinação dos três Reis Magos em visita ao menino Jesus, volta a movimentar a cidade a partir deste sábado, 6 de janeiro, com cantadores e instrumentistas entoando versos. A programação se estende até 28 de janeiro com a participação das comitivas Ases do Brasil, Estrela Guia, Folclórico Campinense, Voz do Oriente e São José Operário.

 No sábado, dia 6, às 9h, são abertos os festejos das chegadas das folias com o cortejo da Companhia Ases do Brasil, que irá se concentrar na Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral, e subirá a Rua Treze de Maio até o Museu da Cidade.
 O público pode participar das festas com os personagens Mestre, Contra-Mestre, os Três Reis Magos, Palhaço e Foliões, que fazem evoluções coreográficas, acompanhados dos cantadores e instrumentistas.
  Segundo registro do Núcleo de Pesquisa e Apoio às Companhias de Santos Reis de Campinas,”há décadas as folias de reis da cidade entoam seus cantos, toques e trovas em giros e festas, fazem brilhar a força de uma estrela imemorial estampada nas coloridas bandeiras e nos seus gestos de união e fé. Diferente das formações rurais, constituídas essencialmente por núcleos familiares, as folias daqui são formadas por imigrantes provindos de diversas partes do Brasil, hoje moradores dos bairros periféricos da cidade. A estrela guia destes homens e mulheres, que se rearranjam aos novos tempos e difundem a devoção, os sons e as relações da cultura caipira, em sua multiplicidade, nesta grande metrópole. As companhias reúnem-se e vão para onde quer que sejam chamadas, alegram casas, ruas e festas, principalmente na época natalina, quando revivem de forma musical e poética a caminhada dos três reis magos Baltasar, Belchior e Gaspar, até o nascimento do menino Jesus.”
Confira a programação das chegadas das folias
Dia 6, sábado
9h – Companhia Ases do Brasil – Cortejo da Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral), subirá a Rua Treze de Maio, com chegada no Museu da Cidade (Av. Andrade Neves, s/n).
19h30 – Companhia Estrela Guia – Igreja dos Santos Reis (Rua Fauze Selhe, s/n. – Jardim Monte Cristo).
Dia 14, domingo, 15h
Grupo Folclórico Campinense – Na sede do grupo (Rua Almirante Custódio José de Melo, 320).
Dia 20, sábado, 16h
Grupo Voz do Oriente – Paróquia Conceição de Nova Aparecida (Rua Dom Agnelo Rossi, 512. – Padre Anchieta).
Dia 21, domingo, 12h
Companhia São José Operário – Na Igreja Santo Expedito Av. Jacaúna, 2.517 – Jd. Ouro Verde).
Dia 28, domingo
10h – Encontro das cinco companhias e convidados. Na Associação da Folia de Reis de Campinas (Asfrecam) – Rua Humberto de Campos, 183 – Vl. Castelo Branco).
17h – Companhia Estrela Guia – Na Igreja Santa Maria Madalena Postel (Rua Santa Maria Madalena Postel, nº 84 – Jardim Yeda).
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »