UNICAMP será homenageada na premiação anual do Centro Cultural Brasil-Turquia

maio 9 • Cidade, EducaçãoNenhum comentário em UNICAMP será homenageada na premiação anual do Centro Cultural Brasil-Turquia

Evento será na Assembleia Legislativa de São Paulo e faz parte das comemorações do Dia da Comunidade Turca

 No dia 18 de maio (quinta-feira), às 19h, o Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) organizará a celebração do Dia da Comunidade Turca no estado de São Paulo. Como parte das comemorações está a premiação anual às instituições e personalidades pelas atividades exercidas de aproximação entre pessoas e culturas. Entre os homenageados estará a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) escolhida pelas iniciativas de internacionalização, que promoveram o estabelecimento de parcerias com instituições, inclusive turcas. Destaque também para os trabalhos de intercâmbio e programas interculturais, como a abertura do curso de língua e cultura turca no Instituto de Estudos da Linguagem. Representando a universidade, o professor doutor Luis Cortez, vice-reitor executivo de relações internacionais, receberá o prêmio.

Na mesma data também haverá a exposição “A Descoberta do Brasil pelos Turcos”, que mostrará a diversidade da comunidade turca em São Paulo, pequena porém atuante, e um concerto de música turca finalizará alegremente a noite. As atividades têm entrada gratuita – mediante confirmação obrigatória de presença pelo e-mail rsvp@brasilturquia.com.br – e acontecem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Demais personalidades que serão premiadas: 

  • Ana Helena Curti: Curadora. Professora da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Sócia da empresa Arte3. Presidente do Conselho Consultivo do CCBT. Justificativa: em homenagem a sua atenção e carinho com a comunidade turca, sua atuação em prol da integração e sucesso desta comunidade, suas iniciativas e colaborações pela convivência harmoniosa da sociedade turco-brasileira.
  • Clarita Costa Maia: Comissão de Relações Internacionais da OAB Nacional. Consultora Legislativa do Senado Federal. Sócia da PMRAF Advocacia. É de Brasília. Justificativa: pelos seus trabalhos pela manutenção e promoção das atividades da comunidade turco-brasileira e pela defesa dos direitos desta comunidade na esfera oficial e acadêmica.
  • Fernando Altemeyer Junior: Professor na PUC-SP, de filosofia, teologia e de ciências da religião. Justificativa: em decorrência aos seus trabalhos de diálogo inter-religioso e intercultural, pela coordenação dos cursos relacionados com a cultura turca na PUC-SP e pelos trabalhos de aproximação das sociedades turcas e brasileiras.
  • Luiz Henrique Pereira da Fonseca: Embaixador. Cônsul Geral do Brasil em Istambul entre 2012 e 2015. Do Rio de Janeiro. Justificativa: em homenagem a seu esforço para incrementar as atividades das pessoas e das instituições para maior conhecimento, convivência e integração das sociedades turca e brasileira.
  • Mikaela Akemi: Estudante no Centro Educacional de Diadema e na Escola de Música do Theatro Municipal de São Paulo. Participante do IFLC – Festival Internacional de Língua e Cultura em 2016. Justificativa: pelos trabalhos de divulgação da cultura brasileira em edições do IFLC – Festival Internacional de Língua e Cultura no Brasil, Austrália, Bélgica, Alemanha e Romênia.
  • Peter Demant: Professor na USP, de história e de relações internacionais. Especializado em questões do Oriente Médio, o mundo muçulmano e as relações islã-ocidente. Justificativa: em reconhecimento aos trabalhos acadêmicos que aumentam o conhecimento na sociedade e criam mais vínculos entre povos e religiões.
  • Vanessa Braga Matijascic: Professor na UNIFESP, de história e relações internacionais. Especialista em paz, defesa e segurança internacional. Justificativa: aos projetos com os jovens dos dois países que procuram contribuir à democracia e aos valores na sociedade em que vivem.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »