Vacina da gripe é disponibilizada para a população em geral em todos os Centros de Saúde

jun 5 • Cidade, SaúdeNenhum comentário em Vacina da gripe é disponibilizada para a população em geral em todos os Centros de Saúde

 

A campanha de vacinação termina no dia 9 de junho. Até agora, 71% do público-alvo foi atingido

A partir da próxima segunda-feira, 5 de junho, a vacina contra a gripe será disponibilizada para toda a população. A medida foi divulgada nesta sexta-feira, dia 2 de junho, pelo Ministério da Saúde, e só é válida neste ano. A campanha de vacinação 2017, iniciada em 17 de abril, termina na próxima sexta-feira, 9 de junho.

As vacinas estão disponíveis nos 63 centros de saúde de Campinas.

Até 31 de maio, foram aplicadas 229.281 doses. O número representa 71% dos 322.642 pessoas que fazem parte de algum dos grupos prioritários – idosos, gestantes, puérperas, crianças com até 5 anos, doentes crônicos, professores e trabalhadores da saúde.

Em Campinas, a meta é vacinar 90% das 322.642 pessoas consideradas público-alvo. De acordo com o Ministério da Saúde, até agora, apenas o Amapá atingiu a meta de vacinação.

Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A composição muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus da gripe que estão em circulação no período. Por isso, é preciso receber a imunização anualmente. A vacina evita as complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia.

As pessoas com doenças agudas graves e febre (moderada ou alta) devem esperar a melhora do quadro clínico para receber a dose. A vacina contra a gripe pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas, inclusive a de febre amarela.

Influenza

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

A doença pode apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade, principalmente no inverno.

Por isso, é muito importante a adoção de medidas que previnem a transmissão:

– Fazer frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Manter os ambientes bem ventilados;

– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;

– Se estiver com sintomas de gripe, na medida do possível, evitar manter suas atividades cotidianas;

– Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

– Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola, entre outros) até 24 horas após cessar a febre

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »