Jornal de Campinas

Hospital Vera Cruz recebe certificação máxima em excelência

A Certificação ONA é referência em saúde no País, o nível máximo chega em reconhecimento ao padrão dos serviços, segurança do paciente e qualidade no atendimento

Equipe do Hospital Vera Cruz Campinas – Foto: Matheus Campos

O Hospital Vera Cruz, de Campinas, S.P., conquistou a certificação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) com o nível máximo, 3: “Acreditado com Excelência”. Só recebem essa categoria de avaliação os serviços de saúde que atingem um padrão aprimorado de atendimento e trabalho, com interação de processos e bons resultados em todas as áreas da organização. A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Saúde, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança dos pacientes. A homologação ocorreu em dezembro de 2018, ano em que o Vera Cruz completou 75 anos de fundação.

De acordo com a gerente de qualidade do Vera  Cruz, Claudia Matias, a atual Acreditação vem coroar a busca do Hospital Vera Cruz, que integra a Rede Hospital Care, pelo aperfeiçoamento constante de forma sistêmica e integrada. “A diretoria procurou voluntariamente um órgão externo de certificação para agregar valor aos seus serviços e aprimorar práticas, com um olhar a mais e diferente do nosso. A Acreditação provoca um avanço nas melhorias por referenciar com indicadores e evidências os requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação. Além disso, a metodologia mantém avaliação regular e sistêmica para que todos os processos tenham o padrão esperado e resultados continuamente refinados. A meta final o bem-estar e cuidado centrado no paciente”.

Claudia explica que o Hospital Vera Cruz sempre se diferenciou por buscar melhorias de seus sistemas e práticas inovadoras, com adesão a programas e iniciativas de qualidade desde a década de 1990. A conquista da Acreditação com Excelência é consequência do amadurecimento da estrutura, dos processos e dos resultados, compromisso da liderança e engajamento de todos os times de trabalho e profissionais envolvidos.

Neste rol de atividades validadas e padronizadas estão todas as interfaces do Hospital num trabalho multidisciplinar e de sustentabilidade da organização, mapeados em 56 macro processos do Vera Cruz.  A gestão organizacional, a atenção ao paciente e suas famílias, as áreas de diagnóstico e terapêutica e toda gestão de apoio, bem como a relação com profissionais, responsabilidade sócio ambiental, com fornecedores, a tecnologia envolvida são algumas das esferas abordadas na metodologia, com ênfase em segurança e satisfação do pacientes e seus familiares. 

Claudia atribui a conquista da Acreditação com Excelência à constância de propósito de melhoria contínua e aprendizado que o Hospital ganhou em todo este tempo de experiência e busca pelo aprimoramento: “A mentalidade de estar alerta e vigilante e em prol de superação de resultados a todas as partes interessadas é permanente”, observa.

Soma de esforços

A chegada da Hospital Care, holding administradora de hospitais, ao Vera Cruz em junho de 2017 somou esforços à busca por oferecer os melhores serviços de saúde em Campinas. Referente à Acreditação com Excelência, Felipe Kotait Borba, diretor executivo de Mercado da Hospital Care, afirma: “Os critérios de avaliação da instituição examinadora são muito rigorosos e elevam o Hospital a um outro nível. O resultado dessa vitória traz incontáveis benefícios para a população de Campinas e região”.

ONA

A Acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) tem caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental. Não deve ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.

A metodologia da ONA é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS). A ONA conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

O objetivo da ONA é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde, melhorando a qualidade da assistência no País. O órgão certifica hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de Pronto Atendimento, home care, serviços de Hemoterapia, de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva, de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear, serviços odontológicos e programas de Saúde e Prevenção de Riscos.

Informações: www.ona.org.br

Read Previous

PUC-Campinas tem vagas abertas para a comunidade

Read Next

La Palette recebe hóspedes com “Sugestão do Chef” do mês

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *