Jornal de Campinas

501 mil alunos da rede estadual da região de Campinas voltam às aulas nesta segunda-feira

Mudanças foram implementadas neste novo ano letivo visando o melhor desempenho dos estudantes

 A partir desta segunda-feira (3), os 501.934 alunos das 849 escolas da rede estadual da região de Campinas começam as atividades escolares. A data marca o início do ano letivo, cujo encerramento está previsto para o dia 23 de dezembro.

Neste ano os estudantes iniciam as aulas com novidades. Começa a vigorar o programa Inova Educação que vai introduzir novas disciplinas – Projeto de Vida, Tecnologia e Inovação, e Eletivas – nas escolas estaduais que atendem estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Para acomodar as novas aulas os estudantes ganharão uma aula a mais e um aumento na carga horária de 15 minutos por dia. Serão sete aulas diárias de 45 minutos cada, ao invés de seis como era no ano passado. Todas as disciplinas regulares ficam mantidas.

Os estudantes do período matutino passam a sair da escola às 12h35 – não mais às 12h20. No período vespertino, a saída será às 18h35 – no ano passado era às 18h20.

Novos períodos de recesso

Além do Inova, este ano inaugura o novo calendário escolar com mais períodos de recesso. Haverá a introdução de mais dois novos recessos, um ao final do primeiro bimestre e outro no terceiro bimestre. As férias do segundo e do quarto bimestre ficam mantidas.

O objetivo da mudança é organizar o calendário e o planejamento das atividades pedagógicas, além de garantir que docentes que atuam nas redes estadual e municipais consigam conciliar os períodos de recesso escolar e férias.

Confira como será o calendário:

•      Início do ano letivo: 3 de fevereiro

•      Período primeiro recesso (fim do primeiro bimestre): entre 20 e 24 de abril

•      Período das férias (fim do segundo bimestre): entre 10 e 26 de julho

•      Período segundo recesso (fim do terceiro bimestre): entre 13 e 16 de outubro

•      Encerramento do ano letivo: a partir de 23 de dezembro 

Read Previous

Quatro dicas para abastecer a adega de vinhos

Read Next

Em Paulínia, Ipem-SP autua veículos-tanque durante blitz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *