Jornal de Campinas

A educação digital norteia redações do ENEM e a reflexão de jovens brasileiros

*Por Claudio Sassaki

Refletir de maneira crítica sobre a influência do mundo digital no comportamento dos jovens foi a proposta da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mais do que uma simples base para um texto, o tema é suma importância para levantar uma discussão aprofundada sobre a relação que temos com as redes sociais e dispositivos digitais. A Geekie – via plataforma Geekie One – é pioneira em levar para as salas de aula brasileiras uma disciplina que traz um conteúdo formatado para propiciar uma análise criteriosa sobre a convivência com as novas tecnologias.

Com assertividade e intencionalidade pedagógica, a Educação Digital apresenta uma proposta inovadora que se conecta com a grade horário do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. E, posso dizer, que estamos tendo bastante sucesso nessa empreitada. Um dos textos-base usados na edição 2018 do ENEM é o mesmo que consta no material produzido pela nossa equipe pedagógica, que aborda “O gosto na era do algoritmo”. Longe de ser uma coincidência, elementos-base que trazemos – bolha virtual, influência digital, consumo, filtros, personalização, inteligência artificial, big data e algoritmo de recomendação – também foram trabalhados na redação. O feedbackque tivemos, tanto de professores, quanto de alunos, é que as aulas de Educação Digital ajudaram muito os estudantes a encontrar argumentos; a ter repertório para elaborar a redação. Na prática, houve a percepção da relevância da disciplina que traz, sobretudo, um caminho de solução para dilemas do nosso cotidiano.

E, como um tema como educação digital pode dialogar com os dilemas contemporâneos? Mais do que podemos imaginar – sobretudo quando pensamos nos riscos e nas oportunidades que envolvem a lida dos jovens com as redes sociais. As escolas têm sentido o peso do tempo. O desafio educacional proposto pelo século XXI tem sido pautado pela urgência de formar cidadãos preparados para lidar com complexidades de um contexto no qual a tecnologia avança de maneira exponencial. Com a impossibilidade de prevermos as profissões que surgirão na próxima década – 85% das profissões que teremos em 2030 não existem hoje –, educadores e pais vivenciam a demanda de formar indivíduos críticos e colaborativos, capazes de compreender o ambiente e criar formas para impactá-lo positivamente. A Geekie responde a esse cenário com tecnologia aliada à intencionalidade pedagógica. Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a empresa desenvolveu o Geekie One, a mais completa iniciativa de personalização da aprendizagem.

O conteúdo Geekie Onefoi desenvolvido de forma a se tornar significativo para uma geração de nativos digitais; compreendemos que a maneira de pensar e processar conhecimento é fundamentalmente diferente para crianças e jovens que nasceram expostos a um volume imenso e constante de informação – e que isso interfere diretamente nas estratégias de aprendizagem que precisam ser desenhadas.  É nesse contexto que se insere adisciplina de Educação Digital,que tem por finalidade auxiliar jovens a lidar com as oportunidades, os riscos e os desafios de estarem conectados; com a ferramenta, a escola passa a preparar os alunos para lidar com a complexidade da vida digital. Habilidades como a argumentação, a empatia, o pensamento crítico e a autorreflexão são parte importante desse conteúdo.

A Educação Digital está pautada no tripé oportunidades, riscos e desafiosque o mundo digital proporciona. A condução ocorre dentro de um processo de aprendizagem significativa que leva para a sala de aula casos reais e próximos da vida de cada estudante. Com metodologias ativas, abre-se espaço para discussões sobre fatos reais – casos que agregam valor não apenas ao que é aprendido, mas que impulsionam o protagonismo e a aprendizagem colaborativa dentro da sala de aula.Como resultado, torna-se possível desenvolver competências bastante relevantes para a formação de estudantes, alinhadas inclusive à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O aluno exercita, na sala de aula, a empatia, o diálogo, o desenvolvimento do pensamento crítico, a cooperação e a capacidade de resolução de problemas. Essa capacitação tem o potencial incrível de formar cidadãos com escuta ativa e sensibilidade para as questões coletivas.

A Educação Digital está apoiada em unidades temáticas: identidade online(os alunos analisam de que modo as pessoas assumem e constroem a própria identidade e reputação na internet, refletindo os impactos no presente e futuro); tecnologia e bem-estar(conteúdo sobre possíveis interferências da tecnologia na saúde física e psicológica e estimula o aluno a desenvolver hábitos mais saudáveis de uso da tecnologia); segurança e privacidade(capacitar para identificar as ameaças na internet às informações pessoais e aprender a desenvolver estratégias e hábitos para reverter a ingenuidade); cidadania digital(os alunos discutem os principais dilemas éticos da rede, refletindo sobre direitos, responsabilidades e crimes); comunicação digital e relacionamento (os alunos estabelecem um paralelo entre a comunicação online e off-line para refletirem sobre o diálogo e envolvimento das pessoas na rede); e cultura digital(discutem sobre as principais tendências e atualidades da internet e de comportamento no ambiente digital, bem como suas implicações sociais).

Soma-se a um conteúdo relevante, a participação ativa dos alunos. Não se trata de uma transmissão, mas do ensino com o objetivo de compreensão. Mais do que munir o aluno de repertório para a redação, a Educação Digital traz conteúdo para lidar com a vida.

*Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP),

é cofundador da Geekie, empresa referência em educação com apoio de tecnologia no Brasil e no mundo.

(Foto: Heloisa Lisboa)

Read Previous

Esporte Clube Primavera conta 57 anos de história

Read Next

Iguatemi Campinas recebe Caravana de Natal Coca-Cola

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *