Jornal de Campinas

Apenas você pode ser o protagonista da sua fé

Em tempos de comercialização de princípios religiosos, Tomás Camba propõe importantes reflexões em Terceirização da Fé

Quantas vezes já presenciamos momentos em que a fé e a boa vontade das pessoas foram usadas em prol do lucro de grandes igrejas? Líderes religiosos que se aproveitam da falta de informação e conhecimento de fiéis é apenas um dos perigos da fé mediada por terceiros. Essa prática não está presente só nos templos, mas também na mídia, o que aumenta ainda mais a difamação de toda uma doutrina e o preconceito contra essas religiões. 

Por isso, Tomás Camba traz uma visão alternativa e esclarecedora sobre o assunto em seu livro Terceirização da Fé: Assuma a responsabilidade do seu relacionamento com Deus, publicado pela Editora Mundo Cristão. O autor nos elucida sobre o nosso acesso direto com o Criador e a importância de um relacionamento íntimo com Ele, mostrando os caminhos para se tornar o protagonista da sua própria fé.

Conforme aponta no livro, Tomás lembra que a terceirização da fé sempre esteve presente na história da igreja. Porém, escândalos de pastores que enriquecem deturpando os princípios cristãos, a Teologia da Prosperidade e as igrejas que funcionam como empresas acabam influenciando a imagem do evangelho na atualidade.

Esses fenômenos são consequências de cristãos que confiaram a sua vida espiritual em homens, deixando de lado o verdadeiro relacionamento com Deus. Isso se deve muito, também, às inúmeras demandas do nosso dia a dia e a busca de praticidade para atende-las.

O escritor apresenta maneiras de sincronizar o coração ao do Pai e mostra, por meio da sua obra, que caminho seguir para voltar a amar a Palavra, como se guiar por Cristo novamente e como rejeitar vozes que não são a do Bom Pastor. Aprimorar a qualidade do seu tempo com o Senhor e com as pessoas é um dos grandes ensinamentos de Terceirização da Fé.

 A obra aborda que o equívoco de terceirizar a fé também pode ser cometido por cristãos mais experientes, ou seja, muitos vivem uma experiência espiritual rasa e incompleta há anos. Por isso, Tomás faz um alerta para os líderes religiosos, limitando suas ações em ajudar outras pessoas a amadurecer na fé e entender como exercê-la de maneira completa e edificante.

Com base nos fundamentos bíblicos, Tomás propõe liberdade espiritual e relação com Deus sem necessitar de intermediários. O escritor também orienta os leitores em como não cair nas armadilhas de ‘gurus’ espirituais e ter autonomia na hora de interpretar a Palavra. A obra nos faz enxergar a libertação pessoal que há no Criador e o caminho de intimidade que está aberto a todos que amam o Senhor.

Sobre o autor: Tomás Camba é pastor de jovens na Igreja Batista do Morumbi, em São Paulo (SP), e professor de teologia e filosofia. Casado com Thayna Karen, é pai de Agatha.

Read Previous

Aplicativo de mobilidade inDriver chega a Campinas

Read Next

Governo de SP aumenta em até 12,84% salários de professores da rede estadual

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *