Jornal de Campinas

Boldrini inaugura maior centro de pesquisa em oncologia pediátrica da América Latina

Neste dia 27 de novembro, Dia Nacional do Combate ao Câncer, o Centro Infantil Boldrini inaugurou o maior centro de pesquisa latino-americano com foco em câncer pediátrico. O Centro de Pesquisa Boldrini, instalado anexo ao Hospital Boldrini, ocupa um complexo de 5 mil metros quadrados de área construída, que abrigará laboratórios com tecnologia de ponta, para aumentar a produção e disseminação de conhecimentos nas áreas de epidemiologia e da biologia molecular e celular do câncer pediátrico.  “A ideia é criar um ambiente de trabalho capaz de absorver os conhecimentos científicos, em continuo diálogo com a equipe médica, de modo a estimular ambos os lados a perceberem e criarem novas abordagens diagnósticas e de tratamento dos pacientes”, diz o Dr. José Andrés Yunes.

Em sua estrutura de primeiro mundo, o Centro de Pesquisa Boldrini, além de local permanente para o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao combate ao câncer infantil, vai oferecer espaços alternativos para uso acadêmico na área médica oncológica, também para abrigar start-up; para pesquisa e desenvolvimento industrial (P&D) e seus laboratórios e apoio na realização de pesquisas em nível superior, mestrado, doutorado e pós doutorado.

A construção do Centro de Pesquisa Boldrini teve início em 2014 e contou com investimento de R$ 50 milhões, oriundos de recursos do Ministério Público do Trabalho, provenientes da indenização caso Shell-Basf, cerca de R$ 700 mil do Instituto Ronald McDonald, para produção do projeto básico/executivo e aquisição de equipamentos para dois laboratórios; e com apoio das empresas parceiras.

Com 40 anos de história, cerca de 10 mil pacientes com câncer atendidos e índices atuais de cura entre 70% e 80%, níveis alcançados nos principais centros internacionais, o hospital reforça seu protagonismo no tratamento do câncer ao construir um Centro de Pesquisa, com o intuito de fomentar o avanço científico e tecnológico para combate ao câncer da criança e do adolescente. “Além de ampliar e modernizar a infraestrutura laboratorial que já existe no hospital, o Centro de Pesquisa terá por finalidade propiciar um espaço de intercâmbio e cooperação científica na área, com capacidade de compartilhamento entre diversas instituições de pesquisa nacionais e internacionais e abrangência ainda inexistente no Brasil”, explica Silvia Brandalise, presidente da Instituição.

A evolução dos resultados de tratamento de câncer pediátrico obtidos no Boldrini ao longo das quatro décadas de atuação evidencia a importância do investimento em pesquisa. Na primeira década após a fundação da instituição (1978), o índice de mortalidade era de 52%; nos dez anos seguintes, esse número baixou para 37%, sendo reduzido para 31% na década posterior e alcançando a taxa de 21% após 2008¹. Esta evolução coloca o Boldrini entre os principais centros de excelência na América Latina.

 

Read Previous

Cuidados com a saúde masculina incluem cirurgias plásticas

Read Next

Professor, profissão de risco

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *