Jornal de Campinas

Série de atividades marca o Mês da Consciência Negra em Campinas

O Mês da Consciência Negra em Campinas conta com uma série de atividades como mostras de cinema, feiras de artesanato, simpósios, oficinas, mesas de debate sobre as políticas de promoção racial e racismo, rodas de capoeira, exposição de bonecas negras e contação de história, apresentações culturais, minicursos e exposições. A programação completa pode ser conferida no site campinas.sp.gov.br.

O objetivo do Mês da Consciência Negra é debater as políticas públicas de promoção da igualdade racial e os avanços e desafios das ações voltadas para a população negra do município.

Para a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, a programação reflete o amadurecimento dos gestores e profissionais das políticas públicas municipais na compreensão da necessidade da visibilidade do racismo em suas diversas vertentes, além dos avanços conquistados na Política Municipal de Igualdade Racial. “Compreendemos que este é um mês da consciência de que as máculas de um país residem na negativa da igualdade de raça, pois não temos dúvidas de que o racismo ainda é estruturante das desigualdades sociais e econômicas e precisa ser combatido com políticas afirmativas, que corrijam distorções históricas, que ainda hoje, distanciam os negros do exercício dos Direitos Humanos”, afirma.

Cotas

De acordo com os organizadores, um dos eventos mais importantes do Mês da Consciência Negra é o envio, para a Câmara Municipal, do projeto de lei que cria cotas para negros nos concursos públicos da Prefeitura. Durante a atividade, também será assinado o decreto que institui o Plano Municipal de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, que compõe uma série de ações no sentido de promover a igualdade e o desenvolvimento da população negra e afrodescendente.

O PL contempla, além da administração direta, as autarquias, fundações, empresas públicas e as sociedades de economia mista controladas pelo município.

Simpósio

Outra atividade de grande importância será o Simpósio de Saúde da População Negra. O evento será no dia 12 de novembro, das 8h30 às 17h30, no Auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas. O Simpósio faz parte dos esforços para implementação do Plano Nacional de Saúde da Integral da População Negra no Município de Campinas e tem como propostas promover a visibilidade ao tema e a reflexão sobre os avanços, conquistas e desafios para a promoção integral da saúde da população negra; capacitar os profissionais na promoção de acesso e acolhimento da população negra em serviços de saúde; reconhecer o racismo e buscar formas eficazes de enfrentá-lo e refletir sobre o racismo como condição social limitante ao acesso a serviços e tratamentos.

Marcha

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será realizada a Marcha “Zumbi dos Palmares”, às 10h, com concentração na Estação Cultura.

A programação do Mês da Consciência Negra está sendo organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos em parceira com as Secretarias de Educação, Saúde e Cultura, e pelas instituições e organizações da sociedade civil e universidades.

Read Previous

Prefeito celebra assinatura de contrato para obras de troca de redes de água

Read Next

São Roque recebe Festa de São Martinho em 9 de novembro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *