Comitê busca incentivar aleitamento materno e alimentação saudável de bebês

ago 2 • Comportamento, ServiçoNenhum comentário em Comitê busca incentivar aleitamento materno e alimentação saudável de bebês

Para promover e incentivar o aleitamento materno e a alimentação saudável de bebês, a Prefeitura de Campinas acaba de instituir o Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável. Sua criação é uma das ações para marcar a “Semana Mundial de Aleitamento Materno”, comemorada entre os dias 1º e 7 de agosto.

O órgão conta com participação das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social, das maternidades com sede na cidade, das universidades, entidades profissionais (de pediatria, ginecologia e enfermagem), Organizações Não Governamentais (Pastoral da Criança e Rede de Humanização do Parto/Nascimento), Conselho Municipal de Saúde e Conselho Municipal dos Direitos da Criança, etc.

De acordo com recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno exclusivo é indicado até o sexto mês para os bebês e a amamentação deve seguir até o segundo ano da criança, com complementação alimentar saudável.

Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que apenas 41% as crianças recebem aleitamento materno exclusivo. O número é muito melhor do que na década de 60, quando apenas 5% das crianças recebiam aleitamento materno exclusivo, mas ainda está longe do ideal. A expectativa é que, com a criação dos comitês nas cidades brasileiras, este número cresça ainda mais.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

× Como posso te ajudar?