Jornal de Campinas

Desafio Unicamp está com inscrições abertas

Oportunidade é para alunos e não alunos da universidade

Quem tem interesse em empreender ou conhecer o setor de empreendedorismo baseado em tecnologia já pode se inscrever gratuitamente para a 10ª edição do Desafio Unicamp. As inscrições foram abertas e seguem até 25 de março.

O Desafio é uma competição de modelagem de negócios baseada nas tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que premia a equipe vencedora com até 15 mil reais.  Com o apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Desafio é organizado pela Agência de Inovação da Unicamp – Inova – e se trata do principal programa da universidade que capacita interessados, vinculados ou não à Unicamp, sobre conceitos de empreendedorismo. Em 2019, por exemplo, destaca o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp, a competição foi reconhecida como a melhor prática inovadora no país pelo Ranking de Universidades Empreendedoras. Nesses últimos 10 anos, o Desafio Unicamp já capacitou gratuitamente mais de 2.700 pessoas, de todo o Brasil, sobre conceitos de inovação, empreendedorismo baseado em tecnologia e modelagem de negócios com mentores empresariais e acadêmicos. “O Desafio é um dos principais programas da Unicamp, que, além de prover a educação em empreendedorismo, tão importante para a nossa comunidade interna e para a sociedade como um todo, permite também difundir nossas tecnologias e fomentar a criação de novas empresas, especialmente aquelas oriundas de tecnologias da Unicamp chamadas de spin-off”, afirma Frateschi. “Isso possibilita que o conhecimento da Universidade possa colaborar na criação de novos serviços e produtos para a sociedade”, acrescenta.   Um dos exemplos de sucesso do Desafio nesses últimos anos é o caso da empresa-filha da Unicamp chamada Rubian Extratos, que foi uma das equipes finalistas do Desafio Unicamp de 2014 e que depois se graduou na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Hoje, a Rubian mantém parcerias de pesquisas e licenciamento de tecnologias da Unicamp.  

Inscrições

As inscrições para a 10ª edição da competição de modelagem de negócios estão abertas e qualquer pessoa, maior de 18 anos, interessada em conhecer empreendedorismo pode se capacitar gratuitamente ao se inscrever até o dia 25 de março de 2020, mediante disponibilidade de vagas.  A primeira fase obrigatória do Desafio Unicamp é um Workshop sobre Lean Canvas, seguido por rodadas de speed mentoring com mentores empresariais que comentarão os canvas das equipes. O evento será no dia 4 de abril, a partir das 8h30, no Expo Dom Pedro, em Campinas.  

As inscrições são realizadas somente para equipes de no mínimo três e no máximo cinco pessoas no link https://www.inova.unicamp.br/noticia/desafio-unicamp-2019-esta-com-inscricoes-abertas-para-interessados-em-empreender/ .    

Desafio Unicamp    

O Desafio Unicamp completa em 2020 sua décima edição como a principal atividade de promoção do empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp. Trata-se de uma competição de empreendedorismo tradicionalmente baseada em tecnologias da Unicamp que já capacitou mais de 2,7 mil pessoas em modelagem de negócios com acompanhamento de mentores empresariais e acadêmicos.  

Informações sobre o Desafio Unicamp 2020 em https://www.inova.unicamp.br/ .      

Read Previous

Leopoldo Restaurante apresenta novo cardápio autoral

Read Next

Advogado esclarece dúvidas sobre contratos imobiliários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *