Espetáculo celebra os 30 anos do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP

out 24 • Arte e Cultura, Notícias, ServiçoNenhum comentário em Espetáculo celebra os 30 anos do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP

  O espetáculo Normose: O Pavoroso Mundo dos Seres Felizes, parte integrante dos 30 anos de jornada do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP, reflete sobre o que é ser normal e quais os estereótipos que criamos a respeito do ser humano. A peça acontece no SESI Campinas Amoreiras, 28 de outubro, às 20h, 29 de outubro, às 19h, e 4, 17 e 24 de novembro, às 20h. Além disso, durante todo o mês de novembro, a unidade promove uma programação especial, que conta com exposição, documentário e espetáculos remontados por alunos e ex-alunos.

Os ingressos estão disponíveis para reserva gratuita no sistema Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).

Normose_ O Pavoroso mundo dos seres felizes – Foto: Camila Roberta

 

Normose, conceito da Psicologia que estuda normas e valores sociais que podem causar angústia, fala sobre as pressões sociais que moldam o indivíduo. Com uma linguagem fragmentada e híbrida, questiona o papel distorcido da mulher, a alienação, os vícios modernos, o consumismo e a ausência de sensibilidade causada por todo esse cenário. A apresentação é capaz de criar uma atmosfera de empatia entre os atores e espectadores, que se veem representados em inúmeras passagens.

A peça faz parte do trabalho coletivo do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do SESI Campinas Amoreiras, sob direção de Inês Vianna, orientadora de Artes Cênicas do SESI-SP, e está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz, este ano, o tema Portas Abertas.

“O teatro é um lugar de encontro, nas sábias palavras do mestre Eugênio Barba. Encontro que expõe nossa identidade, potencialidades e limitações; que nos conduz ao reconhecimento de nossa humanidade, possibilitando a troca com o outro e a reflexão conjunta sobre o social”, ressalta a orientadora.

Assim como nas temporadas passadas, o Cena Livre traz à tona a liberdade de experimentação, em uma composição interdisciplinar que só o teatro amador pode oferecer.

 

Mostra 30 anos do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP

O NAC Campinas apresenta ao longo do mês de novembro uma programação especial para celebrar esse importante projeto do SESI. Com a parceria entre ex-alunos e alunos, criando uma ponte entre o passado e o presente, foram remontados alguns espetáculos marcantes, ao longo de 23 anos de atividade do Núcleo nesta unidade. Além das apresentações teatrais, a programação inclui uma exposição de figurinos e máscaras e a exibição de um documentário sobre as vidas transformadas pela arte.

 

Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP

Com 30 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do SESI-SP. Atende mais de 6 mil alunos por ano, atuando na promoção da qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral. São ao todo 21 unidades, espalhadas em 18 cidades em todo Estado – A.E. Carvalho, Catumbi (Belenzinho), Vila Leopoldina e Vila das Mercês; Grande São Paulo: Mauá, Osasco, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo; litoral: Santos. Interior: Araraquara, Birigui, Campinas, Franca, Itapetininga, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

 

Cena Livre 2017

Todos os anos, em novembro, ao fim do Módulo Múltiplas Linguagens do NAC, os alunos apresentam os espetáculos inéditos, idealizados e produzidos com direção e mediação de seus orientadores de artes cênicas. Gratuitas e abertas ao público, as apresentações das peças fazem parte do processo formativo do curso livre anual, não profissionalizante. O Encontro Cena Livre inclui o intercâmbio entre as unidades do NAC para a troca de experiências e o intercâmbio das ideias que cada grupo trabalhou durante todo o curso.

O módulo, voltado para alunos com mais de 18 anos, propõe um aprofundamento na linguagem teatral a partir do estudo de diferentes técnicas e do processo de montagem. Prepara o aluno para a construção dos enredos e dos personagens, idealização dos figurinos e dos cenários e em toda a produção dos espetáculos, tudo sob o olhar apurado dos orientadores de artes cênicas do SESI-SP.

Para convergência dos conteúdos, a cada ano, um tema central norteia a pesquisa dos NACs, respeitando as características e os interesses de cada grupo, possibilitando torná-lo mais abrangente. Nesta edição de 2017, o tema escolhido, em conjunto com os alunos, foi Portas Abertas, assim como são as oportunidades que o NAC oferece aos seus participantes e, consequentemente, às comunidades a que pertence, em comemoração aos seus 30 anos de atuação.

O alinhamento dos temas do Encontro Cena Livre iniciou em 2012, quando as produções utilizaram a obra de Nelson Rodrigues (1912-1980). No ano seguinte, a temática proposta foi Brasilidade, em 2014, Memória e Cidade, em 2015, Histórias Fantásticas e em 2016, Mito e Realidade.

 

 

 

SERVIÇO

Local: SESI Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450, – (Entrada pela Rua Francisco de Assis Iglesias s/n) Parque Itália – Campinas/SP

AVCB: 109666          – validade: 29/7/2019

Alvará: 2812/2016    – validade: 20/12/2017

Data e horário: 28 e 29 de outubro, sábado, 20h e domingo 19h

Capacidade: 361 lugares 08 para cadeirantes

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 16 anos – Tema: reflexões sobre o mundo contemporâneo I Conteúdo: gestos e palavras obscenas e temática complexa.

Gênero: Drama, adulto

 

Informações: (19) 3772-4100 – caccampinas1@sesisp.org.br

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

× Como posso te ajudar?