Jornal de Campinas

Irmã Dulce, a primeira santa brasileira, está canonizada

Santa Dulce dos Pobres/Divulgação

Oficialmente, a partir deste domingo, 13 de outubro, o Brasil tem a sua primeira santa. A baiana Irmã Dulce foi canonizada pelo Papa Francisco e teve a primeira missa em sua homenagem celebrada nesta segunda-feira (14), em Roma, pelo arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Kriger. Agora, ela passa a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres. 

A missa com a presença de autoridades e fiéis de toda parte do mundo, inclusive do Brasil. Durante a homilia, o arcebispo de Salvador lembrou histórias da nova santa e ressaltou o compromisso dela com os mais necessitados. 

Nascida em 26 de maio de 1914, em Salvador (BA), Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes era filha do dentista e professor Augusto e de Dulce Maria, a quem homenageou com o nome que adotou em sua vida religiosa. 

Dulce fundou vários locais que abrigaram e ajudaram os mais necessitados, entre eles o Círculo Operário da Bahia. 

O primeiro milagre reconhecido foi com um maestro baiano cego, que voltou a enxergar após 14 anos. Por conta desse e de outro milagre, Irmã Dulce é hoje Santa Dulce dos Pobres. Morreu em março de 1992, 13 dias antes de completar 78 anos de idade. Foi beatificada em 2010, quando teve o primeiro milagre reconhecido, e canonizada nove anos depois.  

Fonte: Agência do Rádio Mais

Read Previous

Outubro Rosa do Caism tem mais de 70 eventos

Read Next

7ª edição do Passeio Teleton 2019 será neste domingo, 20

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *