Jornal de Campinas

Mãos e pés gelados podem ser sinais de alerta corporal

Extremidades muito frias podem indicar hipotermia; especialista traz cinco dicas para manter o corpo em temperatura ideal 

Imagem divulgação

A baixa temperatura corporal requer tanta atenção quanto a febre, afinal pode causar problemas fisiológicos como a diminuição do ritmo cardíaco, confusão mental e dificuldade na respiração. Ficar com as mãos e os pés gelados com frequência, mesmo durante o inverno, pode indicar que há algo de errado em seu corpo. Esse é um dos primeiros sinais de hipotermia, quando a temperatura corporal diminui e atinge 35ºC ou menos. Para reverter esse quadro, o organismo interrompe o fluxo sanguíneo das extremidades do corpo e direciona para a região do abdome, para assim aquecer os órgãos internos.


Além de usar luvas, meias e toucas para regularizar a circulação sanguínea e manter o corpo aquecido é preciso também adotar novos hábitos, principalmente com a chegada do inverno, é o que afirma Rafael Fernandes, Biomédico da Poliscan Brasil, distribuidora de câmeras térmicas. Confira cinco dicas orientadas pelo biomédico para manter seu corpo aquecido e saudável.

Evite banhos muito quentes

Temperaturas muito elevadas no banho podem causar diversos problemas, geralmente dermatológicos como ressecamento, descamação e irritação da pele. Além disso, sair de um banho muito quente pode causar choque térmico, é importante ficar atento a temperatura do banho e sair dele vestido e protegido do frio externo, para não correr de ter mudanças repentinas de temperatura e resfriar o corpo.
 
Não saia de cabelo molhado


A água é um ótimo condutor térmico, sair com os cabelos molhados ao vento facilita a troca de calor do seu corpo com o ambiente. Isso pode diminuir sua temperatura corporal e causar um possível estado de hipotermia.
 
Cuide da pele

Com a diminuição da transpiração e os banhos mais quentes, a pele acaba diminuindo sua hidratação natural, por isso, é importante beber muita água, adotar o uso de cremes corporais e hidratantes labiais.
 
Tome sol

Além de ser essencial para ativar a vitamina D, o sol é muito benéfico para a saúde e o bem estar físico e mental. Tomar sol diariamente pode melhorar o humor e também diminuir a incidência de depressão e doenças relacionadas ao sistema nervoso.

Aqueça o corpo

A troca de calor com o ambiente acontece pelas extremidades do corpo como mãos, pés e principalmente a cabeça. Por isso, é muito importante reforçar o uso de luvas, meias, cachecóis e toucas para proteger essas áreas e também ter mais conforto no frio. Bebidas e comidas quentes ajudam aquecer o corpo de dentro para fora, nutrindo e diminuindo o gasto energético para nos mantermos aquecidos.  

Read Previous

Fórum de Cultura de Campinas divulga passo a passo para inscrições no edital do setor

Read Next

E-commerce no Brasil cresce 51% durante pandemia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *