ONG de Campinas apoiada pela Coca-Cola FEMSA Brasil realiza ações no Dia Mundial do Meio Ambiente

jun 4 • Cidadania, Sem categoriaNenhum comentário em ONG de Campinas apoiada pela Coca-Cola FEMSA Brasil realiza ações no Dia Mundial do Meio Ambiente

A ONG Lona das Artes, de Campinas, que desenvolve o programa Biocircos com o apoio da Coca-Cola FEMSA Brasil (maior fabricante de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas), realizará no dia 5 de junho ações em duas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Celebrada em todo o planeta, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia.

A importância da reciclagem dos resíduos para a preservação do meio ambiente é o tema de um espetáculo circense educativo que a ONG apresentará para estudantes de 12 a 17 anos de escolas estaduais em Campinas e Hortolândia.

Além disso, a instituição buscou trabalhar a temática entre os alunos do projeto por meio de ações como a montagem de lixeira para coleta seletiva e floreiras com o aproveitamento de pneus descartados. Também foi produzido um vídeo sobre reciclagem para ser exibido nas redes sociais da organização a partir do dia 5 de junho.

A Lona das Artes utiliza a arte circense como instrumento de educação ambiental e foi uma das ONGs selecionadas na terceira edição do edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’, em 2018, recebendo apoio e incentivo financeiro da Coca-Cola FEMSA Brasil para seguir com suas atividades voltadas à educação, cultura, cidadania e ao meio ambiente.

“Fazemos a gestão adequada dos resíduos resultantes de nossas operações, bem como incentivamos a cultura da reciclagem nas comunidades em que atuamos”, salienta Wanessa Scabora, Gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil. “A proposta da Lona das Artes contribui para a conscientização sobre temas tão relevantes para a empresa e para toda a sociedade, em uma data bastante oportuna para esse tipo de reflexão, como o Dia Mundial do Meio Ambiente”, complementa.

Impactos para o ecossistema

O enredo do espetáculo Aqua Circus que será encenado nas escolas aborda os malefícios do descarte incorreto de resíduos para o ecossistema, como a poluição da água de rios e córregos, conta Rodrigo Cachanco, coordenador pedagógico da ONG Lona das Artes.

No dia 5 de junho, a primeira apresentação será às 9h30 na Escola Estadual Professor Messias Gonçalves Teixeira (Rua Adão Gonçalves, s/n, bairro Conjunto Habitacional Padre Anchieta), em Campinas.  Às 14h00, a encenação ocorrerá na Escola Estadual Jardim Aline (Rua Projetada, s/n, bairro Jardim Aline), em Hortolândia.

De acordo com Rodrigo, palestras e rodas de conversas promovidas em maio por monitores e educadores do projeto também contribuíram para conscientizar crianças e adolescentes atendidos pela ONG sobre a importância do descarte adequado dos resíduos.

Os encontros foram complementados por atividades práticas, como a utilização de pneus descartados na montagem de lixeira para coleta seletiva e floreiras, e a realização de um vídeo didático sobre reciclagem (disponível em facebook.com/lonadasartes) durante as aulas de produção audiovisual ministradas na instituição.

Sediada há 16 anos na Vila Padre Anchieta, a Lona das Artes oferece aulas gratuitas de técnicas circenses, teatro e balé para aproximadamente 70 crianças e adolescentes entre 13 e 17 anos, oriundos de Campinas, Hortolândia e Sumaré. Conta ainda com programas voltados à capacitação profissional de jovens em áreas relacionadas às atividades artísticas, como cenografia, maquiagem, figurino, iluminação e sonorização, entre outras. Educandos do projeto incorporam palhaços, bailarinas e demais personagens lúdicos nas apresentações. Voluntários que atuam como educadores e monitores também integram os espetáculos socioeducativos.

Rodrigo informa que, recentemente, a Lona das Artes passou a oferecer serviços de coleta de resíduos plásticos para venda a recicladoras especializadas. Instalada próxima à sede da ONG, a atividade emprega pais de jovens atendidos pela instituição e tem a proposta de gerar recursos para a sustentabilidade financeira da entidade além, é claro, de colaborar para a necessária preservação ambiental.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

× Como posso te ajudar?