Jornal de Campinas

Dia Mundial da Água tem ações em Campinas com apoio da Coca-Cola FEMSA Brasil


Apoiado pela Coca-Cola FEMSA Brasil, o programa Biocircos, da ONG Lona das Artes, de Campinas, realizará ações no município para lembrar o Dia Mundial da Água, celebrado em todo o planeta em 22 de março, conforme resolução da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com o propósito de oferecer oportunidades de reflexão e conscientização sobre a importância desse recurso natural, o Biocircos promoverá atividades socioeducativas para alunos de uma escola estadual e para moradores em situação de vulnerabilidade social e econômica de uma ocupação na cidade.

O Biocircos utiliza a arte circense como instrumento de educação ambiental e foi um dos projetos selecionados na terceira edição do edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’, em 2018, recebendo apoio e incentivo financeiro da Coca-Cola FEMSA Brasil para seguir com suas atividades voltadas à educação, cultura, cidadania e ao meio ambiente.

“Iniciativas como o Biocircos são baseadas em pilares de desenvolvimento social e estão alinhadas aos principais compromissos da empresa com a sociedade”, afirma Wanessa Scabora, Gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil. “A ação também está em linha com um dos temas prioritários da estratégia de sustentabilidade da companhia, a água”, complementa.

No dia 22 (sexta-feira), a ação do Biocircos ocorrerá das 9h às 11h20 na Escola Estadual Profº João Fiorello Reginato, na Vila Padre Anchieta, para alunos de 6 a 12 anos. No dia seguinte, no mesmo horário, o evento acontecerá na ocupação denominada Vila Paula, no bairro San Martin, na região norte de Campinas, onde cerca de cem famílias vivem em condições precárias de moradia e saneamento básico.

Por meio de jogos interativos, exposição, palestra com educador e encenações circenses, a trupe do Biocircos buscará sensibilizar os participantes para a adoção de hábitos que contribuam para o consumo adequado da água, bem como para a necessidade de preservação dos recursos hídricos como fonte de sobrevivência das diferentes formas de vida na Terra. O cuidado com o descarte do lixo, para evitar a poluição de rios e córregos, e os riscos à saúde decorrentes da utilização de água contaminada são exemplos de questões abordadas de maneira lúdica nas atividades.

“A preservação da água depende muito da conscientização das pessoas, de diferentes faixas etárias, para uma mudança de hábitos e práticas prejudiciais ao meio ambiente. A diversão e a ludicidade fazem parte da metodologia do Biocircos para promover essa transformação de comportamento, incorporando o bom humor e a alegria das artes circenses às suas ações educativas”, explica Rodrigo Cachanco, coordenador pedagógico da ONG Lona das Artes.

Sediada há 16 anos na Vila Padre Anchieta, a Lona das Artes oferece aulas gratuitas de técnicas circenses, teatro e balé para crianças e adolescentes entre 13 e 17 anos, oriundos de Campinas, Hortolândia e Sumaré. Conta ainda com programas voltados à capacitação profissional de jovens em áreas relacionadas às atividades artísticas, como cenografia, maquiagem, figurino, iluminação e sonorização, entre outras. Educandos do projeto incorporam palhaços, bailarinas e demais personagens lúdicos nas apresentações. Além desses artistas, voluntários que atuam como educadores e monitores também integram a trupe do Biocircos nas ações socioeducativas.

SERVIÇO

Ações do Biocircos pelo Dia Mundial da Água em Campinas

Dia 22 -EE Profº João Fiorello Reginato

Rua N. Sra. das Dores, s/n – Vila Padre Anchieta

Horário: das 9h às 11h20

Dia 23 – Vila Paula – Bairro San Martin (atrás do condomínio Techno Park)

Horário: das 9h às 11h20

Read Previous

Expo Dom Pedro recebe tributo internacional ao grupo Queen

Read Next

A páscoa está chegando e a Romana mantem, mais uma vez, a tradição de trazer deliciosas novidades para essa data especial.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *