Jornal de Campinas

Reder Circus sedia 2º Congresso Sul-Americano de Circo, em Campinas

Reder Circus instalado no Parque D.Pedro Shopping/Divulgação

O objetivo é promover a aproximação dos diretores de circos da América do Sul para unificar propostas e reivindicar o reconhecimento da arte circense como Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil e na Unesco

O Reder Circus, instalado em Campinas, sedia, entre 10 e 12 de dezembro, das 9h às 20h30, o 2º Congresso Sul-Americano de Circo. O evento reunirá mais de 150 representantes de diversos países, entre eles Argentina, Bolívia, Chile, México, Uruguai e Venezuela.

O Congresso tem como objetivo reunir as reivindicações dos diretores dos circos da América do Sul e propor o reconhecimento da arte circense como Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil e na Unesco. Quando da realização da primeira edição do Congresso, no Chile, o país-sede reconheceu o circo como Patrimônio Nacional. Agora, a expectativa é que o Brasil faça o mesmo. Esta condecoração é importante para que o segmento receba mais atenção do poder público.

Os circos sul-americanos reúnem mais de três mil coletivos, entre pequenos, médios e grandes, atraindo anualmente um público de mais de cinco milhões de espectadores. Nesta cadeia produtiva, são empregadas mais de 50 mil pessoas, entre artistas, técnicos e outros colaboradores, que atraem para as cidades visitadas um forte potencial turístico e econômico.

Programação

Na data de abertura – 10 de dezembro – é comemorado no Brasil o “Dia Nacional do Palhaço”. O evento contará com a presença de Dedé Santana, que iniciou sua carreira em circo e ficou conhecido nacionalmente como integrante do grupo humorístico “Os Trapalhões”.

Cena do espetáculo Abracadabra/Divulgação

Os painéis diários, que acontecem das 9h às 17h, visam à troca de ideias sobre direitos e deveres dos representantes e contarão com especialistas na mediação das mesas. Entre os temas abordados estão “o panorama histórico do circo na América do Sul”, os “incentivos políticos de cada país”, a “burocracia e legislação do circo brasileiro”, discussões sobre a “logística dos espetáculos”, “marketing e comunicação das marcas” e “inovação nas produções”. No hall do Congresso, expositores e fornecedores apresentarão produtos voltados ao segmento circense, incluindo livros sobre o tema.

A noite será reservada para a programação artística, com a apresentação do espetáculo Abracadabra, do anfitrião Reder Circus, dirigido por Frederico Reder, além de pocket shows com artistas convidados. Personalidades e grandes nomes que marcaram a arte circense também serão homenageados, como Domingos Montagner, Toninho Stankowich, Orlando Orfei, Carola Garcia, Amélia Stevanovich, Beto Carrero e Zanchettini.

Frederico Reder/divulgação

No final do evento, será elaborado um documento oficial com o resultado dos debates para ser entregue aos representantes do poder público das esferas municipal, estadual e federal.

Serviço:
2º Congresso Sul-Americano de Circo
Data: 10, 11 e 12 de dezembro de 2019
Endereço: Reder Circus (Parque D. Pedro Shopping, Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra, Campinas)
Painéis: das 9h às 17h
Programação artística: 20h30
Hospedagem oficial do evento: http://bit.ly/ReservaHotelOficialConCircoBr
Informações: congressocircosulamericano@gmail.com

Read Previous

Sesi reúne mais de 1200 jovens atletas para final de competição

Read Next

Autora premiada narra experiência de superação em livro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *