Jornal de Campinas

Região Metropolitana de Campinas gera 1.371 postos de trabalho em outubro

  Setor de serviços foi que apresentou melhor desempenho
 A geração de 57.733 postos de trabalho no País agora em outubro aponta que de janeiro a outubro de 2018 foram criados aproximadamente 790.579 postos de trabalho. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foram gerados 1.371 postos em outubro de 2018, cerca de (-1,30%) abaixo dos 1.389 postos gerados em outubro de 2017. Em Campinas foram gerados em outubro de 2018, 594 postos (-12,52%) abaixo dos 679 postos de outubro de 2017. Os melhores resultados do ano até agora, na RMC, foram Campinas, que gerou 5.892 postos; Indaiatuba, com 2.549 postos criados; Sumaré com 1460 postos, e Vinhedo, com 1.368 postos. Os piores resultados foram: Jaguariúna, com (-664) postos eliminados; Paulínia com (-595), e Morungaba, com (-400) postos eliminados.

Os maiores destaques por segmento de mercado foram:  Serviços com 471.181 postos, seguido da Indústria com 145.337 postos, a Agropecuária com 74.507 e a Construção Civil com 82.097 postos. O Comércio é, ainda, o segmento que se destaca negativamente, com (-10.340) postos eliminados.

A vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), Adriana Flosi, comemora a lenta, mas persistente, melhora da geração de emprego no País. “Mais uma vez, o setor de serviços foi o que apresentou melhor desempenho na geração de vagas. Um dos motivos é que, com o fechamento de postos no mercado de trabalho, muitas pessoas decidiram empreender e abrir negócios próprios. A Acic está atenta a essa realidade e entende a importância da qualificação voltada para a excelência dos negócios”, lembra. De acordo com Adriana, capacitar os novos gestores por meio de uma visão inovadora sobre todas as áreas de um negócio, bem como proporcionar treinamentos para motivar a equipe de colaboradores e aumentar a produtividade, são pautas imprescindíveis para fortalecer o cenário que apresenta sinais positivos. “Como uma das principais linhas de atuação da Associação é, justamente, trabalhar para impulsionar a cultura empreendedora em Campinas e região, nós proporcionamos aos associados oportunidades de aprendizado contínuo”, explica.

Segundo o economista da Acic, Laerte Martins, “esse quadro demonstra que, até agora, os números de emprego estão em crescimento, de forma lenta, mas progressiva, fazendo crer que teremos um fechamento positivo até o final do ano, contribuindo com a criação de empregos que já começa a diminuir lenta, mas gradual, a taxa de desemprego, que se eleva a 02 dígitos”, explica..

Read Previous

Novo Design do Outback Dom Pedro

Read Next

Cristo Rei faz homenagem ao padre Passadore pelos 30 anos de sacerdócio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *