Jornal de Campinas

Região Norte de Campinas ganha Centro de Referência de Assistência Social – Creas

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social Norte – Creas Norte – foi inaugurado nesta quarta-feira, 4 de dezembro, em Campinas, pelo vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira. Esta é a quinta unidade de Creas que oferece orientação jurídica, acolhimento e diagnóstico, além de toda a articulação com a rede socioassistencial, assistente social e psicólogo. A capacidade de atendimento é de 80 famílias/mês.      

Henrique Magalhães Teixeira ressaltou a importância e extensão das parcerias com as instituições públicas e do terceiro setor para o sucesso do trabalho e lembrou que este é o quarto equipamento do tipo inaugurado nas gestões do prefeito Jonas Donizette.

    Antes, a população da região norte era atendida pelo Creas-Leste, que acumulava a gestão das duas regiões, leste e norte. O Creas atende a mulheres, idosos, crianças e adolescentes que sofrem com o abandono, exploração financeira, trabalho infantil, negligência e violências física, sexual e psicológica.      

Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, o Creas-Norte é uma conquista muito grande para o município, num momento em que a política de assistência social precisa ser muito fortalecida. Eliane também ressaltou o papel importante que os servidores exercem para os cidadãos.

  Os Creas funcionam em estreita ligação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, conselhos-tutelares e outras organizações de defesa de direitos. Também se articulam com os demais serviços socioassistenciais e com outras políticas públicas.      

O Creas-Norte terá parcerias com as instituições: Ação Forte, Centro Promocional Tia Ileide – CPTI, Associação Beneficente Direito de Ser, Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência – Seta e Assistência Social da Paróquia do Sagrado Coração De Jesus. A unidade está localizada na Avenida Brasil, 1.987, Jardim Guanabara, em Campinas. Ela será coordenada pela psicóloga PaulaWestim. A equipe também é composta por assistentes sociais, psicólogos, assessor jurídico e profissionais da área administrativa.

Read Previous

“Chitãozinho & Xororó – Entre Amigos” comemora 40 anos do Hospital Sobrapar

Read Next

Museu da Imagem e do Som apresenta o ciclo de cinema de dezembro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *