Jornal de Campinas

Secretaria de Saúde divulga novo balanco da dengue em Campinas

Maior número de casos está na região do Campo Grande

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um novo balanço de casos de dengue em Campinas. Entre o início de janeiro e 20 de maio de 2019 foram oficialmente confirmados 13.912 casos de dengue no município. A região mais atingida é a Noroeste, distrito do Campo Grande e bairros próximos, com 4.029 registros. Em seguida, está a região Sudoeste (Campos Elíseos, São João e proximidades) com 3.445 casos e depois a região Sul (área do São Bernardo até Jardim São Gabriel) com 3.428 notificações confirmadas. 

 A Prefeitura de Campinas mantém-se em alerta, com fiscalização e orientações aos moradores de toda a cidade para que colaborem com ações como eliminar qualquer recipiente capaz de acumular água e servir de criadouro para o mosquito, incluindo garrafas pet, tampinhas, latas, sucatas e entulhos de construção, além de efetuar a limpeza das calhas de telhados e caixas d’água. O ciclo do mosquito Aedes Aegpyt, transmissor da Dengue, desde o ovo, larva, pupa até adulto pode se completar em oito dias e, portanto, a retirada de criadouros deve ser regular.

Vítimas fatais

Foram registrados três óbitos de moradores de Campinas, sendo uma criança de 5 meses, do sexo feminino, uma mulher de 19 anos e um idoso de 92 anos, todos atendidos pela rede privada de saúde do município. A criança e o idoso eram residentes na Região Sul, já a jovem morava na Região Norte da cidade.

A Prefeitura mantém atuação em diversas frentes para eliminar os criadouros e evitar o nascimento de novos mosquitos. Todos os dias, 804 profissionais do quadro próprio da Prefeitura atuam nas ações de prevenção de campo. Dentro desse quadro, e para reforçar o trabalho de campo, foi contratada, em julho de 2018, uma empresa, com 120 profissionais, que realiza telagem de caixas d´água e controle de criadouros. Também faz parte do escopo da empresa a realização da nebulização em áreas de transmissão de dengue, o que será retomado a partir de junho, conforme previsão de abastecimento do Ministério da Saúde.    

Mutirões 

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos tem feito mutirões de limpeza para compor a força-tarefa no combate à dengue. O próximo mutirão será a partir da próxima segunda-feira, 27 de maio, na região que abrange a Administração Regional 4, região Norte da cidade, em bairros como Jardim São Marcos, Jardim Santa Mônica, Vila Olímpia, Vila Esperança, Jardim Mirassol, entre outros.  O distrito do Campo Grande, na Região Noroeste, e a região do Campo Belo, na região Sul, já receberam os mutirões. No Campo Grande foram coletados 2.700 toneladas de lixo e entulho descartados de forma irregular e no Campo Belo foram 1.200 toneladas em apenas quatro dias em cada região.  

Escolas  

A Prefeitura Municipal também realiza um trabalho com as mais de 200 escolas municipais. São distribuídos folhetos e o tema faz parte dos projetos pedagógicos, sendo trabalhado em disciplinas, como nas aulas de ciências. As crianças podem atuar como multiplicadoras, levando para suas famílias e a comunidade as informações sobre como dispor corretamente os resíduos e evitar que se tornem criadouros.

Read Previous

Regente norte-americano e Sonia Rubinsky são destaques de dois concertos

Read Next

Festival de Clássicos infantis apresenta “A Cigarra e a Formiga”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *