Jornal de Campinas

Setembro roxo: mês de combate ao câncer de pâncreas

Tercio Genzini /Divulgação

O Câncer de Pâncreas merece atenção especial: o Ministério da Saúde criou a campanha Setembro Roxo, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados para diagnóstico rápido ou mesmo de evitar a doença.

O fato de não haver exames preventivos e de sua letalidade apresentar índices elevados, torna este tumor um motivo de preocupação especial no Centro de Oncologia do Hospital Vera Cruz.

Existem algumas condições que aumentam o risco de desenvolver a doença: obesidade; sedentarismo; diabetes (principalmente de início após os 50 anos), tabagismo; alcoolismo; histórico familiar; algumas doenças pancreáticas como cistos mucinosos, neoplasias intraductais mucinosas, pancreatites crônicas, pâncreas divisum; algumas síndromes genéticas; câncer de mama hereditário causado por mutações, entre outras causas.

Há ainda dispositivos de infraestrutura das cidades e alimentares que aumentam a incidência do câncer de pâncreas. Falta de saneamento básico, dieta pobre em vitaminas e rica em açúcares, colesterol e gorduras são condições para o desenvolvimento da doença. Além disso, a exposição frequente a agentes cancerígenos, a exemplo de certos produtos químicos usados nas indústrias de limpeza e metalurgia, também podem provocar a formação do tumor.

Pacientes que apresentam fatores de risco devem fazer exames periódicos de imagem (ressonância). O risco é estimado principalmente pela história familiar, número de familiares acometidos e grau de parentesco. Outros tipos de câncer na família, como o de mama e o de ovário, também devem ser considerados.

O principal tipo é o adenocarcinoma (95%). Este tumor é mais frequente em homens, após 50 anos, com maior incidência na fixa entre 70 e 75 anos. As maiores chances de cura são diagnóstico precoce e tratamento conjugado sistêmico e cirúrgico.

A perda de apetite, emagrecimento, fraqueza e aumento do açúcar sanguíneo são os principais sinais e sintomas. Muitos pacientes com câncer de pâncreas sentem dores nas costas e ficam meses em tratamento ortopédico achando que têm problemas na coluna. Outros sentem desconforto ou dor no abdômen superior e tratam como gastrite. A não resolução rápida destes quadros ou a persistência destes tipos de sintomas são motivos de investigação do pâncreas.

Uma das maneiras de evitar o tumor é alimentar-se de forma saudável. Frutas e vegetais figuram como protetores contra pancreatites e o próprio câncer de pâncreas. Alguns fitoquímicos presentes no açafrão-da-terra e no melão-de-são-caetano são citados como apoiadores no tratamento em estudos isolados.

Entre os suplementos, Vitamina C, Vitamina D e melatonina parecem exercer efeitos protetores relacionados a proteção celular, antioxidação e modulação imunológica, mas ainda sob investigação.

Evitar ganho de peso, controlar o açúcar sanguíneo, algumas medicações antidiabetogênicas, sono adequado, evitar carne vermelha e cigarro também são medidas protetoras.

Em caso de suspeita, procure sempre um especialista, pois maior chance de cura está no diagnóstico rápido e no melhor tratamento.

Sobre o autor

Tercio Genzini integra a equipe do Centro de Oncologia do Hospital Vera Cruz, em Campinas. Formado em Medicina na USP, é Mestre em Cirurgia do Aparelho Digestivo (USP), diretor do Grupo HEPATO (maior experiência latino-americana em transplantes de pâncreas), cirurgião no Hospital LeForte e do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Read Previous

Festa do Livro da Editora da Unicamp termina amanhã, dia 12

Read Next

Casarão recebe sarau “Gritos da Primavera”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *