Jornal de Campinas

Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos será lançado dia 26

Resultado de um acordo de cooperação técnica. Medida consolidará dados nacionais para auxiliar a viabilização de projetos e leis da área

Nesta quarta, dia 26 de junho, o Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (ABETRE) lançam o Sistema Nacional de Informações sobre Resíduos Sólidos (SINIR).

Considerada a mais importante plataforma para reunir os dados da área pública e privada sobre a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, o SINIR representa um eficaz instrumento para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 12.305/10.

A proposta é aumentar a transparência no setor e permitir que cidadãos e governantes possam monitorar, fiscalizar e analisar a eficiência dos processos, inclusive os de licenciamento ambiental. Módulos adicionais serão incrementados até setembro e dezembro deste ano.

O Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente (SINIMA) e o Sistema Nacional de Informações Sobre saneamento Básico (SINISA), atual SNIS, contribuirão para a evolução da concepção da base do SINIR. Estados e municípios também enviarão informações sobre os seus resíduos, com o intervalo de um ano, para enriquecer o banco de dados da ferramenta.

O SINIR também contribuirá para o fim dos lixões, um mal que aflige o Brasil.

Read Previous

Spray do sono é uma das novidades do Congresso Consulfarma

Read Next

Indústria regional soma 1,4 mil demissões no ano

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *