SOS Ação Mulher e Família realiza exposição e concurso audiovisual no Senac Campinas

mar 1 • Cidade, MulherNenhum comentário em SOS Ação Mulher e Família realiza exposição e concurso audiovisual no Senac Campinas

   O SOS Ação Mulher e Família, em parceria com o Núcleo de Estudos de Gênero Pagu / COCEN – Unicamp, F6 Coletivo de Imagem e ZC Eventos, realiza a exposição do 7º Concurso de Fotografia e 1º Concurso de Audiovisual. Esta edição tem como tema “Humanidades Possíveis: O futuro é agora”.

Partindo da constatação de que há uma misoginia disseminada em nossa formação cultural, em que o feminino tende a ser diferenciado e menosprezado e das evidentes manifestações de ódio pelo simples fato do gênero ser feminino (incluindo mulheres trans, travestis, trabalhadoras do sexo, trabalhadoras do setor público, trabalhadoras domésticas, artistas, mães, professoras, donas de casa,…), o SOS Ação Mulher e Família apostou na necessidade de abrir espaço para a reflexão e discussão destes valores conservadores, tão arraigados e destruidores.

Assim, o objetivo do 7º Concurso de Fotografia e 1º Concurso de Audiovisual do SOS Ação Mulher e Família foi de estimular a criatividade em direção à reinvenção das nossas relações. Produzir imagens que ajudem a reimaginar o mundo que queremos, recriar atitudes, valores que resguardem o princípio da equidade, do respeito e da colaboração que deve existir para que seja construída uma sociedade mais justa e pacífica. A curadoria dos filmes e das fotografias selecionados priorizou as imagens que vislumbram e apontam o desejo de novos modos de viver o afeto, o amor, o corpo e o desejo sem que sejam mediados pela violência física e emocional das pessoas como um todo. Desta maneira, as imagens trazem a reinvenção no sentido das infinitas possibilidades de formas de nos relacionarmos, mas também se centram em situações que vivemos no presente com a vontade de que elas não mais existam em um futuro próximo. Sendo assim, algumas imagens projetam o futuro pela ausência de situações do presente. Para expor à sociedade o resultado do concurso, faremos uma mesa de abertura com convidados a fim de conversarmos sobre o tema e as imagens em foco.

A exposição (tanto das fotografias quanto dos vídeos selecionados) estará sediada primeiramente no Senac Campinas e, posteriormente, na Universidade Estadual de Campinas.  A ação traz como convidado do Concurso o cineasta e professor da Unicamp, Gilberto Alexandre Sobrinho, que apresentará seu recente documentário Um pouco de tudo, talvez (2018).

Local da Exposição: Senac Campinas

Endereço: Rua Sacramento, 490 – Vila Itapura, Campinas – SP .

Data: 06 a 28 de março de 2018, de segunda a sexta-feira, das 08 às 21 horas, e aos sábados, das 08 às 15 horas.

Abertura da exposição e projeção dos filmes selecionados

Data: 06 de março de 2018, às 19h00

Local: Senac Campinas

Mesa de Debate – Humanidades Possíveis: O futuro é agora

Data: 27 de março de 2018, às 19h00

Local: Senac Campinas

Participantes: Iara Rolim (Pela curadoria da fotografia/F6 Coletivo de Imagem)/Rodrigo França Karla Bessa/Iara Beleli (Curadoria Fílmica/PAGU) Psicanalista Ricardo Rezzaghi Gislaine Pereira da Silva (usuária do SOS Ação Mulher e Família) Coordenação da mesa: Helena Maria de Aguiar Godoy (Presidente do SOS Ação Mulher e Família)

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

× Como posso te ajudar?