Jornal de Campinas

“The Street Store” acontece em Campinas neste domingo, 19 de maio

Iniciativa internacional será realizada em frente à Catedral, no centro de Campinas, das 9 às 12h, e visa beneficiar pessoas em situação de rua

Voluntários ajudam moradores de rua

A iniciativa internacional  The Street Store ganha cada vez mais força no Brasil. De uma ideia simples, a de doar roupas a quem não tem, surge uma ação que visa ao resgate da autoestima e de dar a possibilidade de escolha à população em situação de rua. A diferença dessa iniciativa é que as peças são penduradas em cabides, araras e estantes, como se fosse uma grande loja a céu aberto, e o público-alvo tem a oportunidade de escolher o que gostaria de vestir, como se estivesse em uma loja fazendo compras.

“É uma oportunidade de os beneficiados escolherem. Não é o que você dá. Eles escolhem o que é melhor para si”, diz Carolina Padilha, presidente da
Children’s International Summer Village (CISV) Campinas, organização que realiza essa ação no próximo domingo (dia 19 de maio), entre 9 e 12 horas, para pessoas em situação de rua da cidade. Calcula-se que cerca de 350 pessoas serão atendidas nessa iniciativa, que ocorrerá em frente à Catedral, no Centro.

A história do The Street Store começou na Cidade do Cabo, na África do Sul. No Brasil, a ideia já foi replicada em muitos eventos em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Sul, Ceará e Pernambuco. Em 2017 e 2018, o CISV Campinas realizou ações como essa na cidade, quando foram atendidas 460 pessoas e distribuídos 4 mil itens de vestiário – entre roupas, sapatos, acessórios e mochilas – e 447 kits de higiene.

Segundo Carolina, os números não conseguem dimensionar o quão gratificante e o que representa esse dia para todos os envolvidos. “Nesta edição, além de nossos voluntários, contamos com a parceria da Escola Americana de Campinas (EAC) e de outras organizações e programas que atuam com essa população na cidade para realizar a divulgação, como: Consultório na Rua; Centro POP I e II e Casa da Cidadania.”

A unidade CISV de Campinas existe desde 1989 e atua com 265 voluntários. Saiba mais: http://cisv.org.br/v1/home

Read Previous

Campinas sedia amistosos da Seleção Masculina de Vôlei contra o Canadá

Read Next

John Wick 3

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *