Prefeituras programam limpeza de praias da Baixada Santista e Litoral Sul

Ação faz parte do Dia Mundial da Limpeza e conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo 

Em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza – 18 de setembro – as Prefeituras de Bertioga, Guarujá, Cubatão, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe, Ilha Comprida, Iguape e Cananéia, com o apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), realizarão uma ação conjunta de limpeza marítima nas praias da Baixada Santista e Litoral Sul, o “Navegar é Preservar”, entre os dias 17 e 19 de setembro. 

A iniciativa está alinhada com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021- 2030), proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população em todo o mundo sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares.  

O evento paulista une ações ambientais, ecológicas, gastronômicas e de turismo náutico. Serão duas frentes de limpeza: uma em terra e outra embarcada. Em terra basta se cadastrar, receber o formulário de controle de coleta e no final enviar o arquivo preenchido, podendo ser individual, por meio de ONG ou em parceria com as Prefeituras. No mar haverá um comboio de limpeza que sairá de Bertioga sentido Cananeia, coordenado por uma embarcação de grande porte. O evento terá início com um luau náutico no dia 17 e terminará com uma recepção dos navegantes no Festival das Ostras de Cananéia.  

Proprietários de embarcações civis e interessados em ações em terra poderão participar mediante cadastro gratuito neste link. Esses voluntários devem preencher um questionário detalhando quais cidades pretendem navegar no trecho entre Bertioga e Cananéia, podendo também restringir sua ação no próprio município. 

A ação será dividida em duas frentes: limpeza de mangues e praias (incluindo faixa de areia) e limpeza de locais de difícil acesso, como penínsulas, costões rochosos e fundo do mar – a ser realizada por mergulhadores profissionais.  

Os municípios irão desenvolver a atividade de limpeza do oceano em parceria de ONGs locais, sendo que cada embarcação dará apoio no recolhimento e destinação dos resíduos captados e embalados. Após a pesagem será iniciada a navegação para a próxima cidade, até que o roteiro seja todo percorrido. 

Além da Setur-SP, o evento também conta com o apoio da Marinha Brasileira – que participará da limpeza em terra e em alto mar – da Polícia Militar Náutica, do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Exército do Brasil e do Fórum Náutico Paulista. 

Programação Navegar é Preservar 

Dia 17: 17h00 -Abertura Luau Escuna Show em Bertioga

Dia 18: 05h00 – Limpeza do Mar fase Bertioga – Peruíbe (Ilha de Guaraú) 

Dia 19: 04h00 – Limpeza do Mar fase Peruíbe – Cananéia19h00 -Festival das Ostras de Cananéia  

Dia 20: Retorno em Comboio de Cananéia até Bertioga 

Read Previous

Campinas tem 74,88% dos leitos de UTI-Covid ocupados nesta quinta-feira, 16 

Read Next

Cine Vista Iguatemi Campinas segue até domingo, 19, com a exibição de grandes filmes em cabines especiais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *