Jornal de Campinas

Mata de Santa Genebra celebra Dia Internacional da Onça-Parda com passeio especial

Mata Santa Genebra Onca
Para marcar o Dia Internacional da Onça-Parda, comemorado neste sábado, 30 de agosto, a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), em parceria com o Grupo de Pesquisa GeoGet e o Laboratório de Ecologia e Comportamento de Mamíferos (Lama), da Unicamp, promove uma atividade especial na ARIE Mata de Santa Genebra, em Campinas.
O passeio acontece neste sábado das 9h às 11h30 e inclui uma caminhada de dois quilômetros pela trilha até o Laguinho da Sanã, além da observação em locais frequentemente utilizados pela onça-parda.
A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8v_mksCM4JMi_6GaBJ6I0Z2BitqmZXC0p-hxIogn861PcXg/viewform
Durante a visita, os participantes poderão conversar com especialistas sobre curiosidades da espécie — também conhecida como sussuarana ou puma — e conhecer propostas para fortalecer a conservação da biodiversidade em Campinas.
De acordo com Thomaz Henrique Barrella, biólogo da FJPO responsável pelo monitoramento da fauna na reserva, a Mata de Santa Genebra desempenha papel essencial para a preservação da espécie. “As imagens capturadas pelas armadilhas fotográficas registraram o nascimento de 15 filhotes na Unidade de Conservação desde 2014. O monitoramento realizado há mais de 10 anos confirma a importância da área como refúgio para alimentação e reprodução da onça-parda”, afirma.
Orientações para o passeio
Os organizadores recomendam o uso de calça comprida e calçado fechado para maior segurança durante a trilha. A atividade poderá ser cancelada em caso de chuvas ou ventos fortes.
Onça-parda
O Dia Internacional da Onça-parda, também conhecida como Sussuarana ou Puma, é celebrado a 30 de agosto e visa promover a consciencialização sobre a importância ecológica deste felino, a sua conservação e a necessidade de preservar os habitats onde a espécie habita.

Com nome científico Puma concolor, a onça-parda é um felino com o maior número de nomes populares, incluindo suçuarana, leão-baio, leão-da-montanha, onça-bodeira e onça-vermelha. Esta espécie é encontrada em todo o continente americano, do Canadá à Argentina.A espécie é classificada como “Quase Ameaçada” (NT), devido à perda de habitat, caça e atropelamentos. A onça-parda é um predador de topo e sua presença indica a boa saúde de um ecossistema, ajudando a manter o equilíbrio ecológico.

Read Previous

Voz rouca constante pode ser sinal de alerta e deve ser investigada por especialista