Jornal de Campinas

Programa da Coca-Cola FEMSA Brasil resulta na promoção de 75% das mulheres participantes

FEMSA formou operadoras de empilhadeira na fabrica em Jundiai

FEMSA formou operadoras de empilhadeira na fábrica em Jundiaí/Imagem Divulgação

 

Dentro do pilar de Diversidade, Equidade e Inclusão, um dos objetivos da Coca-Cola FEMSA Brasil é o desenvolvimento de carreira de mulheres, visando formar quadros de liderança mais diversos e representativos. A companhia, que opera em Sumaré um Centro de Distribuição (CD) da Região Metropolitana de Campinas, e em Jundiaí a maior fábrica de Coca-Cola do mundo em volume de produção, trabalha com a meta de ter 40% destes cargos ocupados por mulheres até 2030 – hoje o número é de 25%.
Elas na Liderança
Entre as iniciativas promovidas para atingir esse objetivo, o Elas na Liderança é um programa que fornece capacitação para que colaboradoras de média gestão assumam posições de liderança. Na sua primeira edição, realizada entre 2021 e 2022, o Elas na Liderança contou com 24 participantes e, até o momento, resultou na promoção/movimentação de 18 delas (75%).
A trilha do programa envolve atividades práticas e teóricas voltadas para Autoconhecimento, Marca Pessoal, Soft e Hard Skills, Negócios e Mentoria de Projetos. A partir disso, cada participante desenvolve um projeto próprio de relevância para a companhia.
Em 2023 foi iniciada a segunda edição do programa, com 33 participantes. Até o momento, 27% delas foram promovidas ou movimentadas.
Elas Business
Fortalecendo essa missão, em janeiro deste ano, a Coca-Cola FEMSA Brasil lançou o Elas Business. O projeto leva mulheres de sucesso para compartilharem suas histórias e experiências com as colaboradoras da empresa, cada uma abordando seu tema de expertise. O objetivo é promover networking e troca de experiências entre lideranças.
Em seu primeiro encontro, o Elas Business teve como convidada Luciana Staciarini Batista, presidente da Coca-Cola Compay no Brasil e Cone Sul, que abordou o tema ESG. A ideia é ter convidadas de diferentes áreas, incluindo mulheres de fora do sistema Coca-Cola.
Para o próximo encontro do projeto, Amanda Dias Capucho, diretora da Campari, contará um pouco da sua trajetória.
Exemplos em Jundiaí e Sumaré
Por meio de ações de recrutamento, retenção e desenvolvimento de profissionais para os mais diferentes cargos na unidade, tanto o CD em Sumaré quanto a fábrica em Jundiaí têm buscado oferecer oportunidades de trabalho exclusivamente para mulheres em seus processos de abertura de vagas e seleção.
Como forma de também contribuir para a geração de novas possibilidades de colocação no mercado de trabalho para o público feminino, o CD também promove periodicamente, em parceria com a área de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa, cursos gratuitos de qualificação profissional. A iniciativa já capacitou grupos de mulheres para atuarem como promotoras no mercado de bebidas, como conferentes no setor de logística e como operadoras de empilhadeira.
Ao final dos cursos, as participantes recebem certificados de habilitação nas respectivas atividades. Elas podem tanto participar de processos de seleção na própria Coca-Cola FEMSA Brasil como também concorrer a vagas em outras empresas.
Exemplo da promoção da igualdade de gênero em todas as áreas da companhia é a presença da engenheira Celise Ritto à frente da fábrica. Desde 2022 ela é a diretora industrial da planta, assumindo o mais alto posto na unidade em que começou sua carreira, como técnica de engarrafamento, integrando o grupo pioneiro de colaboradores contratados para o início das operações, em 1993.
Neste dia 8, durante um café da manhã em homenagem às mulheres colaboradoras da fábrica, Celise compartilhou um pouco de sua história e trajetória na companhia. O encontro também foi uma oportunidade para a promoção de troca de experiências entre as participantes.
Também com a premissa de oferecer oportunidades para o desenvolvimento e empoderamento das mulheres, a unidade formou em 2023 a primeira turma de operadoras de empilhadeira, em uma ação conjunta com o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), da Prefeitura Municipal. Dezessete mulheres moradoras de Jundiaí concluíram a formação teórica e prática oferecida de forma totalmente gratuita no final do ano passado.
FEMSA em Jundiai busca oferecer oportunidades de trabalho para mulheres
FEMSA em Jundiaí busca oferecer oportunidades de trabalho para mulheres/imagem divulgação

Read Previous

Aumento do valor de aluguéis impulsiona demanda por compra de imóveis na região de Campinas

Read Next

As 3 transformações do mercado audiovisual que mais impactaram nos últimos 20 anos