Jornal de Campinas

Vereadores de Campinas debatem alterações ao Programa de Combate ao Assédio Sexual no Transporte Coletivo

Vereadores da Comissao de Mobilidade Urbana de Campinas Divulgacao

Vereadores da Comissão de Mobilidade Urbana de Campinas/Divulgação

 Medidas de segurança para motoristas e sistema de acompanhamento de denúncias também estão na pauta das alterações do Programa de Combate

 

A Comissão Permanente de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara Municipal de Campinas, presidida pelo vereador Otto Alejandro (PL), realiza reunião, às 10 horas de terça-feira (26), para discussão e votação dos pareceres sobre dois Projetos de Lei – ambos se referem ao transporte coletivo.

 

O primeiro item acrescenta dispositivos à Lei Complementar, de autoria do vereador Jair da Farmácia (Solidariedade), que cria o Programa de Combate ao Assédio Sexual no Transporte coletivo.

 

A proposta do Programa de Combate estabelece a implantação de ouvidoria no sistema de transporte público, com o objetivo de receber denúncias de assédio sexual e encaminhá-las, para averiguação, à autoridade policial competente. Também determina que as empresas de transporte coletivo terão que capacitar os funcionários dos veículos de transporte coletivo para intervir em caso de assédio sexual e para encaminhar denúncias; instalar sistema de monitoramento e localização de ponto a ponto de parada, para identificar assediadores e o exato momento do assédio e disponibilizar aos usuários aplicativos de denúncias.

Em seguida, será debatido o parecer referente ao Projeto Lei Complementar (PLC) 6/2021, de autoria do vereador Carlinhos Camelô (PSB), que estabelece medidas de proteção aos motoristas e colaboradores do sistema de transporte coletivo de passageiros na cidade durante situações de emergência.

 

A reunião – aberta ao público- será realizada Plenário do Legislativo, com entrada pela avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, no bairro Ponte Preta, em Campinas. 

 

Texto e foto: Câmara Municipal de Campinas

Read Previous

Artigo: Fomo e Jomo na era digital – A dualidade da conexão tecnológica

Read Next

Pesquisa de produtos de Páscoa em Campinas aponta diferença de até 140,28% nos preços