Jornal de Campinas

Dia da Fotografia destaca trabalho do fotógrafo e jornalista Giancarlo Giannelli

Capa do Livro Amazonia Rio Tapajos Credito Divulgacao

Livro “Amazônia – Rio Tapajós” traz belas fotos/Divulgação

 

Em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, o fotógrafo e jornalista Giancarlo Giannelli se destaca por um trabalho que une sensibilidade estética, experiência jornalística e compromisso com a documentação de realidades brasileiras pouco visibilizadas. Com mais de três décadas de atuação, Giancarlo acumula uma trajetória diversificada, que inclui trabalhos para grandes marcas, exposições no Brasil e no exterior e projetos autorais com foco na Amazônia.

Entre os destaques de sua produção está o livro “Amazônia – Rio Tapajós”, resultado da expedição Barco da Saúde, iniciativa da Faculdade São Leopoldo Mandic que levou atendimento médico e odontológico a comunidades indígenas e ribeirinhas do Pará. A publicação reúne fotografias e relatos que documentam o cotidiano, os desafios e as paisagens da região do Tapajós, com um olhar atento às relações entre floresta, rio e sociedade.

Ao longo do projeto, o fotógrafo registrou cenas de cuidado, retratos das populações locais, brincadeiras das crianças, atendimentos e paisagens que revelam tanto a beleza quanto os contrastes da realidade amazônica. O livro também cita o documentário produzido durante a expedição e amplia a experiência vivida, reforçando o papel da fotografia como instrumento de preservação e reflexão.

 

Sobre Giancarlo Giannelli

Jornalista e fotógrafo, nascido em São Paulo em 1971, Giancarlo Giannelli iniciou sua carreira aos 16 anos fotografando casamentos, books, e toda sorte de eventos sociais. Em 1990, ele se mudou para Turim, na Itália, onde, com novos equipamentos, passou a fotografar a arte contida no cotidiano. De volta a Campinas, cidade em que habita desde os 11 anos de idade, organizou a exposição “Itália em Grãos de Prata” no Centro de Convivência Cultural de Campinas e na escola de idiomas Europeo.

Com a nova perspectiva desenvolvida em solo italiano, começou a trabalhar no Brasil com comunicação corporativa para grandes empresas como IBM, Eaton, Coca-Cola, EPTV – Rede Globo, Editora Abril – Revista Veja do Interior, Unimed Campinas, Fumagalli, Motorola, CPFL, Arcor, Unilever, Tenneco, Takata, São Leopoldo Mandic, LuK Embreagens, Caterpillar, Magneti Marelli, 3M, Guabi além de tantas outras. Dessa experiência, acumula milhares de eventos como Salões de Automóvel, shows do Skank, Cidade Negra, Djavan, Lenine, Vanessa da Mata, Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso, etc., além de eventos e personalidades políticas, dentre elas Lula, Geraldo Alckmin, Michel Temer e outros tantos.

Nos últimos anos tem explorado, cada vez mais, a linguagem própria da arte fertilizada na maturidade típica do homem, com o quê compõe uma espécie de fotografia poética. Em 2008, preparou nova exposição chamada Campinas Hoje Como Ontem, devotada exclusivamente às fotos em preto e branco e à nova estética apurada com a nova forma poética que desenvolvia. Atualmente, dedica-se à elaboração de novas exposições, e para tanto, tem viajado a vários destinos como Itália, Nova Iorque, Miami, Los Angeles e outras cidades brasileiras.

 

Read Previous

“A Arte de Bordar pelo Brasil” encerra jornada neste sábado, dia 9, na Feira de Arte de Jaguariúna