Jornal de Campinas

Brasil conquista seu primeiro Oscar para o cinema nacional

Sala de cinema_Divulgação

Oscar 2025

O Brasil festejou uma conquista inédita ontem, 02 de março. Pela primeira vez na história, o Oscar de Melhor Filme Internacional foi para “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. A maior conquista a ser celebrada pelo cinema nacional. Na categoria, o filme concorreu com A Garota da Agulha (Dinamarca), Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia).

O longa metragem, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, conta a história real de Eunice Paiva, mãe do autor e de mais 4 filhas. Advogada e ativista, ela passou quatro décadas em busca da verdade sobre o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, que nunca foi localizado. Ele foi vítima da ditadura militar.

Além do Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui” concorria também em mais duas categorias: Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Torres. Essas premiações foram para Anora e para a atriz Mikey Madison, protagonista do longa. Também concorriam nessa categoria Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez) e Demi Moore (A Substância).

Antes de Ainda Estou Aqui nenhuma produção 100% brasileira tinha sido indicada à categoria de Melhor Filme.

Outras premiações do filme

Indicado ao British Academy Film Awards 2025 (BAFTA), considerada o “Oscar britânico”, na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa; e já rendeu o Globo de Ouro à Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação como protagonista em Ainda Estou Aqui.

Read Previous

Dinorá Gomes encontra na aposentadoria a oportunidade de ser atriz

Read Next

Floricultura nacional prevê crescimento de 8% nas vendas para o Dia Internacional da Mulher