
Claudia Trevisan | Foto: arquivo pessoal
Café Filosófico CPFL
A jornalista Claudia Trevisan e a professora Yili Wang refletem sobre a história do país asiático a partir das reformas aprovadas em 1978
Encerrando o módulo “A Nova China: futuro que nasce da tradição milenar”, que discute a modernização chinesa como um projeto de Estado de longo prazo, enraizado em valores civilizacionais, o Café Filosófico CPFL recebe, nesta quinta-feira (11), a jornalista Claudia Trevisan e a professora Yili Wang para a palestra “A ascensão da China e seu impacto sobre o mundo”. O encontro será realizado presencialmente na sede do Instituto CPFL, em Campinas, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Na história recente, nenhum país passou por transformações tão profundas em tão pouco tempo como a China. Em menos de meio século, a segunda nação mais populosa do planeta deixou para trás o isolamento e a pobreza dos anos finais da Revolução Cultural para tornar-se a maior potência exportadora e manufatureira do mundo, com um PIB inferior apenas ao dos Estados Unidos. A palestra do Café Filosófico CPFL abordará as reformas lançadas por Deng Xiaoping, em 1978, que abriram espaço para a globalização e o setor privado, mas preservaram o controle político nas mãos do Partido Comunista Chinês.
As convidadas também irão explicar como a China estruturou seu modelo híbrido de “economia socialista de mercado”, que combina políticas industriais para setores estratégicos, planejamento estatal de longo prazo e estímulo à inovação tecnológica. Serão apresentados os marcos das quatro fases de reformas (1978–2025) e a recente emergência do país como potência em áreas ligadas à transição energética, com liderança global em energia solar e eólica, veículos elétricos e baterias.
Outro ponto de destaque será a análise da disputa entre China e Estados Unidos, considerada a principal competição geopolítica do século XXI. Apesar das tensões, os dois países mantêm forte interdependência econômica, tornando incerta a resposta para a questão central: de quem será o século XXI?
Saúde mental e natureza
Em 18 de setembro, terá início o segundo módulo deste mês especial. Com o tema “Saúde mental e natureza”, a série trará reflexões sobre a crise climática, a ansiedade gerada pela incerteza e as cosmovisões ancestrais que conectam saúde e equilíbrio planetário.
Na palestra de abertura, sobre “Ansiedade climática”, o psicólogo Marco Aurélio Bilíbio mostrará que esse fenômeno cada vez mais presente, especialmente entre os jovens, expressa não apenas uma preocupação individual, mas também coletiva, diante das incertezas sobre o futuro do planeta.
O encerramento do novo módulo ocorre no dia 25, com o escritor e ambientalista Kaká Werá, que tratará do tema “A cosmovisão do bem-estar”, destacando saberes e filosofias indígenas sobre saúde e natureza.
Confira a programação de setembro:
Módulo “A Nova China: futuro que nasce da tradição milenar”
11/09 – quinta-feira, 19h – A ascensão da China e seu impacto sobre o mundo, com Claudia Trevisan, jornalista, e Yili Wang, professora
Módulo “Saúde mental e natureza”
18/09 – quinta-feira, 19h – Ansiedade climática e a era da incerteza, com Marco Aurélio Bilíbio, psicólogo
25/09 – quinta-feira, 19h – A cosmovisão do bem-estar, com Kaká Werá, escritor e ambientalista